Bloco Filhas da Luta sai às ruas em dia de protagonismo feminino no carnaval

Primeiro bloco feminista da região, Filhas da Luta divide a programação com a fanfarra do Sagrada Profana, de BH

Bloco Filhas da Luta

Há sete anos marcando presença no pré carnaval de Juiz de Fora, o Bloco Filhas da Luta se concentra nesta quinta (5) a partir de 17h, no Parque Halfeld.

A programação inclui cortejo a partir de 18h, passando pelo Circuito Zé Kodak, que vai do Parque Halfeld, descendo pelo Calçadão até chegar à Praça da Estação.

Durante a festa, coletivos femininos seguem embalados pelos sons de Charmosas do Tamborim, Lá na Lona, Xota Éfe, Samba de Colher e DJ Mandy.

Às 22h, o Filhas da Luta passa o bastão para a fanfarra do Sagrada Profana, em uma noite em que a folia tem o protagonismo feminino.

Primeiro Bloco Feminista da Região

“O Filhas da Luta não é só um bloco de carnaval. Ele é uma movimentação para o 08 de março. A gente usa o carnaval, essa grande ferramenta de comunicação, para convocar as mulheres a estarem nas ruas”, afirma Laiane Araújo, uma das organizadoras do Bloco Filhas da Luta, em participação no quadro Itatiaia Entrevista.

Com o mote “Mina, mana, mona Move o mundo”, o Filhas da Luta traz temas como a precarização do trabalho e exploração do trabalho feminino, bem como o impacto da escala 6x1 para as mulheres.

“Nós somos a força motriz que move todas as engrenagens desse mundo. Da mesma forma que movemos o mundo, a gente pode mover o carnaval. Vamos ocupar o centro com alegria, resistência e consciência”, finaliza.

Confira a íntegra da entrevista de Laiane Araújo, militante do Fórum feminista 8M e uma das organizadoras do Bloco Filhas da Luta, para a jornalista Désia Souza.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...