Ouvindo...

Ampliada cobertura de câmeras de videomonitoramento em Juiz de Fora

Novos equipamentos do Sistema Integrado de Videomonitoramento (SIV) estão no Centro e outros bairros

Câmera de monitoramento no Parque Halfeld em Juiz de Fora

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou a instalação de novas unidades de câmeras de segurança do Sistema Integrado de Videomonitoramento (SIV).

No Centro, foram colocados três novos equipamentos no Centro: uma câmera fixa no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Marechal Deodoro, voltada para a frente do Parque Halfeld; outra fixa no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Halfeld e uma câmera modelo speed dome, instalada no interior do Parque Halfeld, com giro contínuo de 360º, cobrindo todos os ângulos de visão.

Além destes, também há câmeras na Avenida Olegário Maciel, próxima à Rua Padre Café, no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, na Rua São Mateus, na esquina com a Praça Jarbas de Lery e no próprio Centro de Operações e Monitoramento (CMO), que passará a ter toda a sua rotina registrada em vídeo.

Aumento na cobertura

Além do aumento no número de equipamentos, o sistema conta com tecnologia de ponta, incluindo reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e inteligência artificial, que permitem maior eficiência na leitura de placas e na análise de imagens. Diferente de sistemas anteriores, o SIV é atualizável, podendo se adaptar a novas demandas e desafios de segurança pública.

As ações fazem parte da remodelagem do projeto implantado em julho de 2024 com o objetivo de aprimorar a cobertura visual na região. No último ano, foram instaladas 225 novas câmeras, que, somadas às 54 do Olho Vivo da Polícia Militar e às 54 câmeras da fiscalização de trânsito, totalizam 333 equipamentos.

O sistema permite que todas as imagens sejam acompanhadas em tempo real, 24 horas por dia, não apenas pela Guarda Municipal, mas também pelas Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. Essa integração garante maior eficiência nas ações de segurança, com cada órgão utilizando as imagens conforme suas atribuições específicas. O monitoramento é realizado a partir do Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Guarda Municipal.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também