Ouvindo...

Agentes de endemias percorrem 17 bairros em Juiz de Fora

Até sexta (15), equipes passarão por sete regiões do município

Imóveis em 17 bairros em sete regiões de Juiz de Fora vão receber visitas dos agentes de saúde até sexta-feira (15). É mais uma etapa de combate aos criadouros do Aedes aegypti, que pode transmitir dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

Conforme a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Prefeitura, esta é a rota de vistorias da semana:

  • Região Central: Jardim Glória;
  • Região Sul: Ipiranga e Graminha;
  • Região Norte: Novo Triunfo, Barreira do Triunfo, Distrito Industrial, Fontesville II, Santa Clara, São Judas Tadeu e Encosta do Sol;
  • Região Nordeste: Granjas Betânia;
  • Cidade Alta (Região Oeste): Jardim da Serra, Nova Califórnia e Aeroporto;
  • Região Leste: Vitorino Braga e Santos Anjos;
  • Região Sudeste: Aracy;

Três mortes e mais de 1.400 casos confirmados

Segundo os dados atualizados nesta segunda (11) do Painel de Vigilância das Arboviroses, o município registrou mais seis confirmações de dengue e chegou a 1.406 casos confirmados e 3.843 prováveis. Já para a Chikungunya foram registrados 126 casos confirmados e 145, prováveis. E não houve registro de zika.

Como a Itatiaia divulgou, até o momento foram confirmadas três mortes pela doença em Juiz de Fora.

Conforme dados da Prefeitura e do Governo de Minas, o último trata-se de uma idosa de 90 anos, que possuía comorbidades. O primeiro foi um idoso de 69 anos, que tinha comorbidades. O segundo caso foi uma jovem entre 20 e 29 anos. Três óbitos permanecem em investigação.

Orientações para prevenir focos de Aedes aegypti

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, durante as visitas, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, o agende de combate às endemias vai orientar e avaliar as situações de risco, remanejando e/ou eliminando possíveis criadouros e tratando com larvicida os que não puderem ser eliminados.

As visitas são feitas na parte externa e interna das residências. Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a maioria dos focos está dentro das casas. Por isso, é importante que os moradores atendam e sigam as orientações dos agentes para o combate ao Aedes aegypti:

  • Verificar os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
  • Retirar os pratinhos das plantas, tampar os tambores com água de chuva;
  • Vistoriar também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecionar o quintal;
  • Descartar corretamente o lixo;
  • Manter a água da piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.

Como denunciar locais onde pode haver possíveis focos:

  • WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608;
  • sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção;
  • e-mail dengue@pjf.mg.gov.br;
  • e em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga).

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.