Ouvindo...

Juiz de Fora e Viçosa registram mortes por dengue

Informação divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde foi confirmada pelas Prefeituras

Mais duas mortes por dengue foram confirmadas em Minas Gerais. Uma foi em Juiz de Fora e a outra em Viçosa, ambas na Zona da Mata. Os dados constam na atualização semanal do Painel de Monitoramento das Arboviroses, pela Secretaria de Estado de Saúde.

Em nota à Itatiaia, a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora informou que “no momento, consegue confirmar o óbito de paciente do sexo feminino que possuía comorbidades”. É o segundo caso neste ano. O primeiro foi um idoso de 69 anos, que tinha comorbidades. Conforme os dados do Governo de Minas, a paciente está na faixa etária dos 20 aos 29 anos. Cinco óbitos permanecem em investigação. Em Juiz de Fora, foram confirmados 110 casos de chikungunya e 126 prováveis. E o boletim traz ainda um caso provável de zika.

No boletim epidemiológico desta quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa informou que o terceiro óbito confirmado é de um idoso com 60 anos, que morreu em 31 de maio de 2025. Ele possuía comorbidades como hipertensão arterial, diabetes mellitus, cardiopatia crônica, histórico de tabagismo e realizava tratamento para complicações de uma doença renal crônica. A Prefeitura explicou que ele foi internado apresentando um quadro de alterações nefrológicas e plaquetopenia significativa. De acordo com o atestado, o óbito foi por hemorragia digestiva, pneumonia e dengue.

Até o momento, em Viçosa, foram registradas 898 notificações de dengue. Destas, 31 ainda estão em investigação, 459 foram descartadas e 408 casos foram confirmados como positivos. Em relação à chikungunya, foram notificados 25 casos, sendo 23 positivos, um negativo e um ainda em investigação. Já para zika, houve um registro de notificação no município, que foi descartada como negativa.

Dados de Minas Gerais

Em Minas Gerais, são 80 mortes confirmadas e 104 em investigação. Foram confirmados 79.938 casos e outros 153.743 são prováveis.

Quanto à Chikungunya, são duas mortes confirmadas e duas em investigação. E 9.657 casos confirmados e 12.569 prováveis. Ainda constam nos dados do Governo de MG, 16 casos confirmados de zika e 65 prováveis.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.