O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oferece o serviço do Ambulatório de Toxina Botulínica para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) desde agosto de 2024.
O serviço, que está em atividade há dez anos, atende, em média, 30 pacientes por mês, às quartas-feiras pela manhã, e envolve casos como acidente vascular cerebral (AVC) e traumatismo craniano.
Devido à grande demanda, os atendimentos foram ampliados para ocorrer semanalmente. A seleção dos pacientes é feita com base na identificação de sequelas neurológicas, como a rigidez muscular, conhecida como espasticidade.
Em entrevista à Itatiaia, o responsável pelo ambulatório, Daniel Sabino de Oliveira, explica que a toxina botulínica é utilizada para reduzir a rigidez muscular e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “A aplicação por si só não resolve. O paciente precisa se movimentar, fortalecer a musculatura, alongar. Quando isso acontece, os resultados são muito melhores. A gente vê o braço voltando a esticar, a dor diminuindo, e o paciente voltando a realizar atividades simples do dia a dia que antes pareciam impossíveis.”
Ouça a íntegra do neurologista e responsável pelo ambulatório, Daniel Sabino de Oliveira, no Itatiaia Entrevista.