Ouvindo...

Fase microrregional do JEMG mobiliza cidades da Zona da Mata e Vertentes

É o início da disputa das vagas na etapa estadual, que será realizada em agosto

Cidades da Zona da Mata e Vertentes sediam competições microrregionais do JEMG

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) já iniciaram, com representantes dos 853 municípios do Estado. O evento envolve estudantes de 12 a 17 anos das redes pública e privada em disputas esportivas até 24 de agosto.

Nesta primeira etapa, 387 escolas de 10 cidades da região participam da competição, como explicou o subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Tomás Mendes.

“Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), na região da Zona da Mata, será realizado em Barbacena, Espera Feliz, Orizânia, Lima Duarte, Leopoldina, Muriaé, Raul Soares, São João del-Rei e Dores do Turvo. Todas essas fases são microrregionais e classificam para a nossa próxima fase regional da Zona da Mata”.

As etapas da competição farão as melhores equipes chegarem à decisão estadual, como destaca Tomás Mendes.

“A fase microrregional do Jemg é organizada em cinco dias de competição. Nós teremos as modalidades coletivas de futsal, vôlei, basquete, handball e o xadrez. E posteriormente, os campeões se classificam para a fase regional, onde são acrescentados também, além dessas outras modalidades, o atletismo e o basquete 3x3. Depois, na fase final, com o campeão de cada fase regional, nós temos 18 modalidades olímpicas. 13 modalidades paralímpicas, fazendo do Jemg um grande evento, o maior evento esportivo escolar do Brasil.”

As disputas são divididas em dois módulos: o Módulo I reúne estudantes nascidos entre 2013 e 2011, e o Módulo II contempla os nascidos entre 2010 e 2008. A competição é realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.