Ouvindo...

Silêncio, jejum e oração: católicos celebram a Sexta-feira Santa

No único dia do ano onde não há missas, Paróquias terão Ação Litúrgica na hora da morte de Cristo

Ação Litúrgica é a solenidade da Sexta-feira da Paixão que marca o momento da morte de Jesus na Cruz

A Sexta-feira Santa (18) é um dia de silêncio, jejum e oração, quando os cristãos refletem sobre a crucificação de Jesus Cristo. É o único dia do ano onde não há celebrações de missas.

Todas as paróquias às 15h celebram a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, horário simbólico da morte de Cristo. A cerimônia é composta por quatro momentos: leitura da Paixão, Oração Universal, Adoração da Cruz e distribuição da Comunhão Eucarística. À noite, muitas comunidades promovem o Sermão do Descendimento e a Procissão do Enterro. Também estão previstas encenações em várias paróquias da Arquidiocese.

“A Sexta-feira da Paixão, momento que em toda a Igreja Católica recorda a entrega total e obediente de Jesus Cristo pela morte de cruz para remissão do gênero humano. Contudo, não estamos celebrando a morte em si, o sofrimento, a dor, mas o cumprimento do projeto salvífico do Pai, que tanto ama cada um de nós. Portanto, viver a Sexta-feira da Paixão é contemplar no Crucificado a loucura do amor de Deus pela humanidade que, mesmo infiel, é resgatada pelo sangue de Cristo. Quer ao olharmos a paixão de Jesus Cristo, possamos ter a coragem e a fidelidade de corresponder a este amor diante de um testemunho de vida, pois não há prova de amor que doar a vida pelo irmão”, ressaltou Padre João Carlos Ventura de Oliveira, pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, de Rio Preto.

Programação da Sexta-feira Santa

Em Juiz de Fora, a programação na Catedral Metropolitana começa com Via Sacra nas Ruas a partir das 9h. A Ação Litúrgica será às 15h. Às 19h, será proferido o Sermão do Descendimento da Cruz e, logo após, a procissão do enterro.

No Bairro Nossa Senhora Aparecida, a Ação Litúrgica será às 15h na Matriz. Às 19h, haverá a Meditação das Sete Palavras de Cristo e, às 20h, a Procissão Luminosa com o Senhor Morto.

Na Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Bairu, Ação Litúrgica às 15h e Via-Sacra, às 19h.

No Santuário Eucarístico Cenáculo São João Evangelista, no Centro, às 15h, será a Paixão do Senhor e Adoração de Cristo na Cruz e, às 18h, Meditação das sete palavras de Jesus na cruz na Capela lateral.

No território arquidiocesano, em Liberdade, na Paróquia Santuário Basílica Senhor Bom Jesus do Livramento, às 15h, será a Solene Ação Litúrgica. Às 17h, início da Novena da Divina Misericórdia e às 19h, encenação, Sermão do descendimento e Procissão do Enterro

Em Mar de Espanha, a Paróquia Santuário Nossa Senhora das Mercês, 12h, haverá toque das matracas no adro do Santuário de Nossa Senhora das Mercês e no adro da Capela de Nossa do Rosário. Às 15h, Ação Litúrgica no Santuário e 19h, Sermão do Calvário no Santuário de Nossa Senhora das Mercês. Em seguida, encenação ao Vivo da Paixão e, logo após, descendimento da Cruz e procissão do enterro.

Em Santos Dumont, Paróquia Santuário São Miguel e Almas, entre 7h e 11h, haverá veneração das Imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora da Dores na Igreja dos Passos. Das 8h às 14h, adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento no Salão Paroquial. Às 15h, solene Ação Litúrgico da Paixão do Senhor e às 20h, Sermão do Descendimento da Cruz na Praça Bias Fortes. Logo após, procissão do enterro.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.