A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora iniciou a aplicação de vacinas contra dengue, meningite e HPV nas escolas do município. A ação começou no sábado (12), com oferta de imunizantes para atualização do cartão vacinal de alunos da Escola Municipal Santa Cecília, no bairro Santa Cecília.
Nessa ação, foram oferecidas vacinas para atualizar a caderneta de vacinação dos alunos. Os pais dos estudantes também puderam se vacinar, de acordo com a avaliação da equipe de saúde. Para os adolescentes, estavam disponíveis as vacinas contra dengue, meningite e HPV. As crianças receberam a vacina contra a gripe. Os adultos tiveram a oportunidade de se proteger contra tétano e difteria, além da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Outras escolas também receberão essa ação de vacinação. O cronograma será divulgado em breve, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. As ações de vacinação fazem parte do
Combate à queda na imunização
A campanha busca reverter a queda nos índices de vacinação registrada desde 2016. Apesar de uma leve recuperação nos últimos anos, as coberturas vacinais ainda estão abaixo das metas recomendadas pelo governo federal, que variam entre 90% e 95%.
Segundo o ministério, a presença dos profissionais de saúde nas escolas facilita o acesso e incentiva os pais a manterem as vacinas em dia. Para as ações, o Programa Saúde na Escola recebeu um reforço financeiro de R$ 150 milhões para este ano. A expectativa do Ministério é imunizar cerca de 28 milhões de crianças e adolescentes, com idades entre 9 meses e menores de 15 anos. A meta do Governo é alcançar ao menos 90% do público-alvo com as vacinas indicadas para cada faixa etária.
A vacinação será realizada por profissionais do SUS dentro das próprias escolas ou em Unidades Básicas de Saúde. Para isso, pais ou responsáveis deverão assinar um termo de autorização ou recusa. Além da aplicação das vacinas, também será feita a checagem da caderneta de vacinação de cada estudante.