O edital “Caracterização do Queijo Minas do Caminho Novo e Capacitação dos Produtores do Arranjo Produtivo Local (APL)”, divulgado em Juiz de Fora, vai selecionar produtores do APL para receberem consultoria e treinamento para agregar valor aos produtos.
Ao todo, serão escolhidos 15 produtores de queijo Minas Frescal e/ou Minas Padrão dos municípios que fazem parte do APL: Belmiro Braga, Chácara, Coronel Pacheco, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Mercês, Piau, Santana do Deserto, Santos Dumont, São João Nepomuceno e Simão Pereira.
Entre os objetivos, estão a análise da qualidade do queijo realizada por especialistas; consultoria gratuita para aprimoramento do processo produtivo; acesso a treinamentos exclusivos sobre técnicas de produção e fortalecimento da região como referência na produção de queijos.
Requisitos e inscrições
Para participar da seleção, os candidatos precisam atender os critérios para participar da pesquisa: estar localizado nas cidades de abrangência do APL do Queijo Minas do Caminho Novo; ter selo de inspeção (SIM, IMA, SIF); produzir queijos a partir de leite pasteurizado e produzir queijo Minas frescal ou queijo Minas padrão.
Além disso, as inscrições para a seleção são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5 de abril. Para realizar o processo, é necessário:
- Preencher o formulário eletrônico de interesse em participação;
- Preencher corretamente o formulário e anexar os documentos exigidos, atendendo os requisitos mínimos de participação.
Participantes do projeto
O projeto é uma parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Instituto de Laticínios Cândido Tostes, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC) de Juiz de Fora, com foco na melhoria da qualidade, produtividade e rentabilidade dos produtores do APL.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira