A Defesa Civil Municipal recebeu um carregamento de doações provenientes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Governo de Minas Gerais. O município está em situação de emergência e os materiais serão para auxiliar as vítimas afetadas pela
Chegaram 300 cestas básicas, 180 colchões, 200 kits dormitório (1 coberta, 1 lençol, 1 fronha, 1 travesseiro), 20 kits de limpeza (1 detergente, 1 sabão em pó, 2 sabão em barra, bucha de limpeza, pano de chão , 2 esponja de aço , 2 LT água sanitária), 200 kits de higiene (2 pacotes de absorvente, 4 escovas de dente, 2 pastas de dente, 2 sabonetes,4 rolos de papel higiênico) e lona.
Balanço dos efeitos da chuva
Conforme a Defesa Civil, Juiz de Fora registrou 205 ocorrências até às 18h30 desta quinta-feira (18).
Desde a emissão do alerta para chuvas fortes, Juiz de Fora acumulou 175,8 mm de chuva no bairro Filgueiras, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seguido pelo bairro Linhares com 167,96 mm de chuva, e o bairro Grama com 150,07 mm de chuva. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.
Situação de emergência
A Prefeita Margarida Salomão (PT) declarou situação de emergência em Juiz de Fora. O motivo foi a chuva extrema registrada nessa segunda-feira (15), que causou danos em várias regiões e deixou 61 pessoas desalojadas.
De acordo com o Executivo, o
Está autorizada a mobilização de todos os setores municipais para atuação integrada nas ações de resposta, assistência à população atingida, reabilitação e reconstrução das áreas afetadas, conforme o Plano de Contingência Municipal, que se encontra em nível máximo de alerta.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
‘Desespero': moradores falam à Itatiaia sobre casas alagadas em Juiz de Fora Itinerários de ônibus mudam por causa de danos das chuvas em Juiz de Fora