Ouvindo...

Corrida ‘Medula na Veia’ incentiva doação de medula e sangue em Matias Barbosa (MG)

“Importante a gente informar o que é o transplante de medula óssea e salvar muitas vidas”, diz organizadora que celebra a vida após receber medula da irmã

Betânia (de azul) foi compatível e doou medula óssea para a irmã, Betina (de óculos)

A doação de medula óssea é o tema do fim de semana em Matias Barbosa, na Zona da Mata. Neste sábado (11), ocorre uma ação de cadastramento de pessoas interessadas em ser doadoras. No domingo (12), será realizada a 1ª Corrida “Medula na Veia, Vida em Movimento” .

As atividades, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal, celebram o transplante de Betina Nogueira da Silva. Há um ano, ela recebeu doação da irmã, Betânia Nogueira. Agora para comemorar, quer incentivar outras pessoas a se disponibilizarem a salvar vidas.

“Muito importante a gente informar através da Corrida o que é o transplante de medula óssea e salvar, salvar muitas vidas”, afirmou.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há 25% de chance de compatibilidade entre familiares - como foi o caso de Betina e Betânia. Quando não há doador entre pais, irmãos e outros parentes, a probabilidade se é de uma em 100 mil pessoas.

“Comemorar essa dádiva tão grande”, destaca Betina

Em 2023, Betina recebeu o diagnóstico de leucemia. Quando houve a a necessidade do transplante, os exames indicaram a compatibilidade com a irmã, Betânia. Agora, no início de 2025, a família quer celebrar o sucesso do tratamento.

“Há cerca de um ano e meio, eu fui diagnosticada com uma leucemia, um câncer que acontece no sangue. Fiz algumas químios e foi necessário transplante de medula. A minha irmã, Betânia, foi compatível em 100% e ela foi minha doadora. Agora, a gente quer comemorar com o máximo de pessoas essa vitória, essa dádiva tão grande”.

Por isso, os eventos deste fim de semana querem orientar e incentivar a disponibilidade das pessoas para doação de medula óssea, como explica Betina.

"É um estímulo a informação sobre o que é o transplante de medula, é um estímulo a doação de sangue. Quando você doa uma bolsa, tem a capacidade de salvar até quatro vidas. Já o cadastro de medula óssea, você vai também à Hemominas e colhe 5 ml da veia do braço, como se fosse um exame de sangue. Os dados desses 5 ml de sangue são jogados no cadastro mundial de doadores de medula. Se alguma pessoa com câncer precisa de uma doação de um transplante de medula óssea, esse doador vai ser contactado.”

As informações sobre a doação de medula óssea estão disponíveis no site da Hemominas.

Eventos em Matias Barbosa, celebram o sucesso da doação da medula óssea que Betina recebeu da irmã, Betânia, há 1 ano.

“Medula na Veia, Vida em Movimento”

A largada da corrida “Medula na Veia, Vida em Movimento” será neste domingo (12), às 7h, na Praça Cândido Moreira da Silva, no Bairro Nossa Senhora da Penha até a estrada da Paciência.

“São 5 km de caminhada ou corrida de acordo com a pessoa e 180 inscritos. Mas quem não conseguiu se inscrever, pode vir como pipoca. Vai ser super legal! Vamos ter bateria de escola de samba, aula de yoga, fisioterapia e várias coisas legais para animar todo mundo. Então eu convido vocês a virem para a Matias Barbosa caminhar e correr, estimular a saúde, a vida, os esportes, e aproveitar muito essa vida abençoada que nós temos”.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.