Equipes da unidade da Hemominas Regional de Juiz de Fora estarão fazendo cadastramento de candidatos à
Os interessados em se cadastrarem devem comparecer na Câmara Municipal de Matias Barbosa, na Rua Solano Braga, 380, no Bairro Parque dos Sabiás.
Para fazer o cadastro, a pessoa deve ter entre 18 e 35 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. Deve ser apresentado o documento oficial de identidade, com foto e será preenchido o Formulário de identificação do candidato à doação de medula e o Termo de Consentimento.
Além disso, as equipes da Hemominas colhem uma amostra de 5ml de sangue para fazer o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos), que determina as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O Hemominas explica que, constantemente, há um cruzamento de dados entre o resultado de HLA do doador cadastrado no Redome e o do paciente, informação que fica armazenada no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para exames complementares e para realizar a doação propriamente dita.