Setenta e três profissionais da educação, classificados em no Concurso Público do Magistério, foram nomeados pela Secretaria Municipal de Educação,em Juiz de Fora. O anúncio foi feito pela prefeita Margarida Salomão (PT), nesta sexta-feira (3), através de vídeo nas redes sociais.
“Serão ao todo 73 novas e novos profissionais: 8 coordenadores pedagógicos, 43 Professores Regentes A (PRA1); e mais 22 professores regentes B na área de ciência, geografia, língua portuguesa e matemática. Então, nós estamos dando sequência às nomeações das pessoas classificadas no concurso e, com isso, nós estamos elevando a qualidade da educação oferecida pela Rede Municipal de Juiz de Fora”.
As duas portarias assinadas pela Prefeita Margarida Salomão (PT) com as nomeações -
Concurso do Magistério
O concurso para a rede municipal de ensino foi anunciado em 2021, com a assinatura dos quatro editais prevendo, inicialmente, 630 vagas para os cargos de Professor Regente A (PRA), Professor Regente B (PRB). Coordenador Pedagógico e Secretário Escolar.
Em outubro de 2022, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou a suspensão dos editais para professores regentes PR-A e PR-B. O motivo foi que candidatos entraram com ações contestando a classificação após a primeira etapa.
O processo só foi retomado oito meses depois, em julho de 2023, após acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que autorizou a sequência dos procedimentos.
Em dezembro de 2023, foi publicada a nomeação de 1.014 aprovados: 606 PRA; 292 PRB em 12 disciplinas; 97 coordenadores pedagógicos e 19 secretários escolares. Após a convocação para a lotação, o número subiu para 1.040 novos servidores que iniciaram o trabalho no ano letivo de 2024.