Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (1º), a prefeita Margarida Salomão (PT), o vice-prefeito Marcelo Detoni (PSB), os secretários municipais e os 23 vereadores eleitos tomaram posse em Juiz de Fora.
A cerimônia foi dividida em três atos. O primeiro foi conduzido pelo atual presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, José Márcio Garotinho, com a leitura do termo de posse e o juramento feito pelos integrantes do Legislativo.
Em seguida, foi realizada a eleição da nova mesa diretora, com a votação de uma chapa única composta por José Márcio Garotinho (presidente), André Luiz (Republicanos) como primeiro vice-presidente, Julinho Rossignoli (PP) como segundo vice-presidente, João Wagner Antoniol (MDB) como primeiro-secretário e Letícia Delgado (PP) como segunda-secretária.
No terceiro ato, o presidente da Câmara deu posse à prefeita Margarida Salomão (PT), que assume o segundo mandato, e ao seu vice, Marcelo Detoni (PSB).
Novos compromissos
A prefeita reeleita, Margarida Salomão, assumiu novos compromissos, como a humanização do atendimento em saúde, com foco na redução do tempo de espera para exames e consultas. Além disso, pretende manter o transporte coletivo urbano gratuito aos domingos e feriados, além de realizar grandes obras, como a revitalização da região central.
Transporte coletivo
A prefeita também destacou a importância do transporte coletivo urbano. A concessão, que termina em 2026, será revista para ampliar a oferta e melhorar o serviço prestado.
Durante o discurso no evento, Margarida afirmou que pretende manter o preço da passagem congelado, avançando rumo à tarifa zero, com a continuidade do programa “Domingão de Busão”, que oferece transporte gratuito aos domingos e feriados.
Emergência climática
Foi firmado o compromisso de solucionar os problemas causados por inundações e alagamentos que afetam a cidade, especialmente nos bairros Santa Luzia, Bairro Industrial, Mariano Procópio e Democrata.
Questão ambiental
Margarida Salomão também destacou a questão ambiental. Com a criação da Secretaria de Meio Ambiente, será implementado o plano de resíduos sólidos, incluindo um projeto que torna obrigatória a coleta seletiva e a despoluição da bacia do Rio Paraibuna, em cumprimento a compromissos assumidos durante a campanha eleitoral.