Ouvindo...

Defesa Civil vai enviar alertas por WhatsApp

Perfil do órgão é verificado para garantir segurança

WhatsApp terá alertas da Defesa Civil Nacional

Enchentes, queimadas e outros desastres naturais serão informados pelo WhatsApp. O projeto é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com a WhatsApp e a Robbu, especializada em atendimento digital. Para receber as informações, é preciso se cadastrar.

O chatbot da Defesa Civil Nacional vai fazer o atendimento automático pelo número +55 (61) 2034-4611 (diretamente no WhatsApp). Basta informar o endereço para receber alertas relacionados à região assim que o serviço estiver disponível — a estimativa é que ele entre em funcionamento em até em 60 dias.

O canal será usado, ainda, para enviar dicas de segurança, como as melhores rotas de saída em caso de desastre e até alertas ativos em outros Estados. “O aplicativo já é utilizado com frequência por grupos e comunidades próximas da Defesa Civil para coordenação e aviso”, aponta Daria Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil.

Durigan diz que, agora, o uso da plataforma será levado a outro patamar a partir de uma conta verificada da Defesa Civil. “Assim, o cidadão terá a segurança de que está falando com o órgão.”

Outros recursos

O WhatsApp já tem algumas ferramentas em teste. Uma delas é a possibilidade de sair de grupos de forma silenciosa: assim, apenas os administradores serão avisados sobre a decisão, diferentemente do que ocorre atualmente, quando todos os participantes são informados.

Além disso, o uso de qualquer emoji para reação já está disponível para testadores. Quem já tem acesso à opção, vai encontrar o (+) ao lado das outras reações. Ele dá acesso a toda a biblioteca de emojis. Só é possível reagir com um emoji personalizado a cada mensagem.

Ainda não há informações oficiais sobre quando o recurso será lançado para todos os usuários. Em geral, quando os testes fluem sem dificuldades, a distribuição geral ocorre em algumas semanas.