Enchentes, queimadas e outros desastres naturais serão informados pelo
O chatbot da Defesa Civil Nacional vai fazer o atendimento automático pelo número +55 (61) 2034-4611 (diretamente no WhatsApp). Basta informar o endereço para receber alertas relacionados à região assim que o serviço estiver disponível — a estimativa é que ele entre em funcionamento em até em 60 dias.
O canal será usado, ainda, para enviar dicas de segurança, como as melhores rotas de saída em caso de desastre e até alertas ativos em outros Estados. “O aplicativo já é utilizado com frequência por grupos e comunidades próximas da Defesa Civil para coordenação e aviso”, aponta Daria Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil.
Durigan diz que, agora, o uso da plataforma será levado a outro patamar a partir de uma conta verificada da Defesa Civil. “Assim, o cidadão terá a segurança de que está falando com o órgão.”
Outros recursos
O WhatsApp já tem algumas
Além disso, o uso de qualquer emoji para reação já está disponível para testadores. Quem já tem acesso à opção, vai encontrar o (+) ao lado das outras reações. Ele dá acesso a toda a biblioteca de emojis. Só é possível reagir com um emoji personalizado a cada mensagem.
Ainda não há informações oficiais sobre quando o recurso será lançado para todos os usuários. Em geral, quando os testes fluem sem dificuldades, a distribuição geral ocorre em algumas semanas.