Ouvindo...

Pautas ideológicas ou demandas da cidade? Vereadores discutem o que deve pesar mais; ouça podcast

Episódio desta semana tem como convidados os vereadores de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT) e Uner Augusto (PL)

Câmara de BH recebeu oito denúncias com pedido de cassação de vereadores

Pensando em uma “hierarquia política”, os vereadores são as figuras mais próximas do cidadão. Por isso, têm mais chances de conhecer as reais demandas do cotidiano das cidades e entender o que a população realmente precisa.

A chamada pauta de costumes — muitas vezes com viés moral ou ideológico — gera intensos debates nos legislativos municipais. O termo “pauta de costumes” refere-se a um conjunto de normas, valores e práticas sociais que orientam o comportamento das pessoas na sociedade.

Ela representa as expectativas compartilhadas sobre o que é considerado adequado ou inadequado, certo ou errado, em relação a atitudes e tradições culturais.

Usando a capital mineira, Belo Horizonte, como exemplo, tramitam na Câmara Municipal projetos como a proibição da presença de crianças em eventos LGBT+, o uso da Bíblia nas escolas e a criação de uma data para comemorar o Dia dos Métodos Naturais.

Por outro lado, há propostas como a que prevê a mudança do nome da Avenida Presidente Costa e Silva para Avenida Eunice Paiva — nome lembrado no premiado filme “Ainda Estou Aqui”.

Para debater a conduta dos vereadores em relação às pautas ideológicas e às demandas objetivas da cidade — como infraestrutura e serviços básicos — o podcast Palavra Aberta deste sábado (3) recebe os vereadores de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT) e Uner Augusto (PL).

Confira

Sobre o podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.