Pensando em uma “hierarquia política”, os vereadores são as figuras mais próximas do cidadão. Por isso, têm mais chances de conhecer as reais demandas do cotidiano das cidades e entender o que a população realmente precisa.
A chamada pauta de costumes — muitas vezes com viés moral ou ideológico — gera intensos debates nos legislativos municipais. O termo “pauta de costumes” refere-se a um conjunto de normas, valores e práticas sociais que orientam o comportamento das pessoas na sociedade.
Ela representa as expectativas compartilhadas sobre o que é considerado adequado ou inadequado, certo ou errado, em relação a atitudes e tradições culturais.
Usando a capital mineira, Belo Horizonte, como exemplo, tramitam na Câmara Municipal projetos como a proibição da presença de crianças em eventos LGBT+, o uso da Bíblia nas escolas e a criação de uma data para comemorar o Dia dos Métodos Naturais.
Por outro lado, há propostas como a que prevê a mudança do nome da Avenida Presidente Costa e Silva para Avenida Eunice Paiva — nome lembrado no premiado filme “Ainda Estou Aqui”.
Para debater a conduta dos vereadores em relação às pautas ideológicas e às demandas objetivas da cidade — como infraestrutura e serviços básicos — o podcast Palavra Aberta deste sábado (3) recebe os vereadores de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT) e Uner Augusto (PL).
Confira
Sobre o podcast
O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.