Ouvindo...

Times

Lojas online vão substituir as lojas físicas no Brasil? Palavra Aberta debate o assunto

O episódio deste sábado (8) recebe Flávio Fróis e o professor Adilson Batista

O futuro das lojas físicas no Brasil ainda é incerto diante das mudanças no comportamento do consumidor e na economia nos últimos anos, especialmente depois da pandemia de Covid-19.

Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio aponta que o ritmo de crescimento de abertura de novos estabelecimentos vem caindo ano a ano. Em 2021, a elevação foi de 9,7%, em 2022, 9%, e ano passado, 8,1%. O Brasil tem hoje mais de 2,5 milhões de lojas físicas.

No caso de Belo Horizonte, segundo a Federação do Comércio de Minas, mais de 460 mil empresas fecharam durante a pandemia, entre 2020 e 2022, somando comércio, indústria e serviços. Somente neste ano, até o dia 15 de maio, mais de 115 mil encerraram as atividades.

Leia também

Será que a tendência é do fim das lojas físicas no Brasil? Ou haverá uma realidade mista: lojas físicas e online?

Além da pandemia e da migração para os meios digitais, o que mais contribuiu para afastar os consumidores das lojas? O que isso significa para a economia do País?

Para debater esse assunto, Eustáquio Ramos e Kátia Pereira recebem no Palavra Aberta deste sábado (8) o presidente da Associação dos Lojistas do Hipercentro de Belo Horizonte, Flávio Fróis.

O podcast também recebe o professor, coordenador do Curso de Ciências Contábeis e diretor do Centro Universitário Estácio, unidade Floresta, Adilson Batista.

Palavra Aberta

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais