Ouvindo...

Times

Palavra Aberta discute fala de Zema sobre rivalidade entre regiões do Brasil

A polêmica aumentou depois que o governador de Minas, Romeu Zema, afirmou que o consócio que reúne os estados do Sul e Sudeste está em desvantagem no Senado

Existe rivalidade entre os estados brasileiros, entre as regiões do País? Sul e Sudeste seriam rivais do Norte e Nordeste?

A criação de um grupo de estados do sul e Sudeste, para defender interesses políticos e econômicos das regiões, tem gerado questionamentos. É bom lembrar que já existe um consórcio com os 9 estados do Nordeste.

A polêmica aumentou depois que o governador de Minas, Romeu Zema, afirmou que o consócio que reúne os estados do Sul e Sudeste está em desvantagem no Senado, mas que busca protagonismo político, porque “ninguém pode ignorar o peso expressivo de 256 deputados na Câmara”.

Nas palavras do Governador, não se pode considerar que o Sul e o Sudeste são ricos e só eles têm que contribuir sem poder receber nada”,

Zema citou a criação de um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte na reforma tributária e questionou se as outras regiões do país também não tem pobreza.

A reação contrária à declaração de Zema foi intensa, principalmente de políticos do Nordeste. Algumas correntes disseram que ele estaria com uma fala separatista.

O governador depois se pronunciou, dizendo que foi mal interpretado. Segundo Romeu Zema, a união do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões. E completou dizendo que não é ser contra ninguém, e sim a favor de somar esforços e que diálogo e gestão são fundamentais pro país ter mais oportunidades.

Para aprofundar nesse tema, estamos recebendo no Palavra Aberta o Professor do Departamento de Sociologia da UFMG, Jorge Alexandre.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais