O Palavra Aberta deste sábado (27) debate a descriminalização da posse de drogas para uso pessoal. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar o julgamento da descriminalização da posse de maconha para uso pessoal. O tema seria analisado pela Corte nesta semana, mas houve adiamento.
A discussão iniciou-se em 2015. Os ministros julgam o recurso de um homem que estava preso por porte de armas e depois foi condenado novamente porque foram encontrados 3 gramas de maconha na cela em que estava no Centro de Detenção Provisória de Diadema, em São Paulo.
O placar até o momento tem três votos favoráveis para não considerar criminoso quem porta maconha em pequena quantidade para uso próprio.
Para debater esse assunto, Kátia Pereira, e Eustáquio Ramos, recebem no Palavra Aberta o Promotor de Justiça, Henrique Macedo e a advogada criminalista, Amanda Melo.