Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Palavra Aberta Digital: regulamentação das redes sociais volta a discussão após ‘briga’ entre Musk e STF

Musk foi incluído no ‘inquérito das fake news’ no último domingo (7), após chamar o ministro Alexandre de Moraes de ‘ditador’ e citar que o X estaria sofrendo censura no Brasil

A possível regulamentação das redes sociais voltou ao foco dos debates no Brasil depois do embate entre o dono do X, antigo Twitter, Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No último domingo (7), após chamar o ministro Alexandre de Moraes de ‘ditador’, e citar que o X estaria sofrendo censura no Brasil, Musk foi incluído como investido no inquérito das ‘fake news’, que apura a propagação e o financiamento de notícias falsas no país.

O bilionário ameaçou não cumprir decisões judiciais do ministro e ainda reativar perfis no X bloqueados pelo STF. Alguns dos perfis que ficaram inativos nos últimos meses são do empresário Luciano Hang, do deputado cassado Daniel Silveira, do youtuber Monark e do ex-deputado Roberto Jéferson.

Leia também

De um lado, defensores de Elon Musk reclamando de cerceamento da liberdade de expressão e de outros críticos dizendo que Musk tem que cumprir as decisões judiciais do Brasil, embora o X tenha sede nos Estados Unidos.

Um levantamento da Quaest revelou que 68% das menções nas redes sociais nos dias seguintes ao início da polêmica foram contra o Supremo Tribunal Federal. E 32% das criticas foram direcionadas ao empresário.

Segundo a análise da Quaest, o principal argumento dos apoiadores de Elon Musk é a defesa da liberdade de expressão e o combate à censura. Já os críticos do empresário denunciam a interferência na soberania brasileira e afirmam ser uma estratégia da extrema direita para facilitar a propagação de fake news.

Afinal de contas, quem está certo nesse embate? Para responder a essa e outras perguntas, o Palavra Aberta Digital recebeu o advogado Dierle Nunes, doutor em Direito Processual, professor da UFMG e PUC Minas e membro Honorário da Associação Ibero Americana de Direito e Inteligência Artificial.

O podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais