A Itatiaia conquistou, nesta segunda-feira (10), o Prêmio SBOT de Jornalismo 2025, oferecido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. A reportagem “Perigo sobre duas rodas - do asfalto para sala de emergência”, de Vanuza Resende, com produção de Luciane Amaral e trabalhos técnicos de Rafael Braga, ficou com a segunda colocação na campanha ‘Na Moto Na Moral’.
A premiação ocorrerá durante o 57° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), entre 12 e 14 de novembro, em Salvador.
A reportagem da Itatiaia partiu do dado alarmante sobre o crescimento dos acidentes envolvendo motociclistas no Brasil, que também é uma realidade de Minas Gerais. A situação tem pressionado o Sistema Único de Saúde (SUS).
Especialistas ouvidos pela Itatiaia falaram sobre a urgência por novas políticas públicas e práticas que precisam ser realizadas para diminuir os acidentes no trânsito.
A reportagem mostrou que o mercado de trabalho também é bastante afetado pelos acidentes nas vias públicas. As vítimas, em sua maioria, são pessoas em plena atividade e ficam afastadas por meses e até anos de suas funções.
“Esse é um tema sensível, mas necessário. Fazer entrevistas com pacientes no leito de hospital, com medo de amputar as pernas depois de sofrer um grave acidente de moto, não é fácil”. destacou Vanuza Resende, autora da série especial sobre o tema.
“Já abordamos esse assunto em outras oportunidades porque ele precisa continuar sendo discutido, não apenas pelos números, mas pelas histórias reais que estão por trás de cada caso. Como jornalistas, temos a responsabilidade de dar voz às pessoas, ouvir especialistas e provocar reflexão para contribuir com mudanças que são necessárias”, acrescentou a jornalista da Itatiaia.
“Foi uma honra concorrer com tantos trabalhos de qualidade e ser reconhecida como esse trabalho na Itatiaia ao lado de Luciane Amaral e Rafael Braga”, concluiu a repórter Vanuza Resende.
O Prêmio SBOT de Jornalismo 2025 recebeu 78 reportagens de todo o Brasil. A primeira colocação foi a reportagem “Transporte por moto: o Brasil precisa enfrentar”, de Roberta Soares, do Jornal do Commercio, de Pernambuco. O prêmio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia ainda fez 13 menções honrosas e 63 menções de destaque especial.
A SBOT é uma associação nacional de especialidade médica, unidade conveniada da Associação Médica Brasileira (AMB), responsável por congregar os especialistas em Ortopedia e Traumatologia.
Para conferir todos os trabalhos na íntegra, acesse o site da campanha: