Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

O que é alfarroba? Substituta do cacau e chocolate é alternativa para driblar preços da Páscoa

Fruto é rico em vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas e polifenóis

Fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo, de cor marrom escuro

Em 2024, o setor de cacau no Brasil enfrentou um cenário desafiador, marcado por uma significativa redução no recebimento de amêndoas e na moagem pela indústria processadora. Com isso, o preço subiu 189% no ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia).

Com a proximidade da Páscoa, os consumidores sentiram o impacto nos preços dos ovos de chocolate. Para driblar a alta uma alternativa é substituir pela alfarroba.

A alfarroba (Ceratonia siliqua) é um fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo, de cor marrom escuro, sabor adocicado e com alto valor nutricional. O fruto apresenta em sua composição altos teores de vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas e polifenóis.

Devido à presença dos polifenóis, a alfarroba é reconhecida pelo seu potencial efeito antioxidante, no combate aos radicais livres e das doenças crônico-degenerativas.

Leia também

Além de possuir um baixo conteúdo calórico devido ao seu percentual muito baixo de gorduras e alta quantidade de fibras naturais, a alfarroba também apresenta baixo índice glicêmico.

A alfarroba, além de aliviar o bolso do consumidor, também é uma boa alternativa por ser mais saudável que o chocolate.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde