Ouvindo...

Saiba qual a melhor banana para usar na farofa da ceia de Natal

Fruta tropical pode ser acrescentada nas receitas típicas da natalinas

Banana cristalizada; chef Mateus Batista do restaurante Ladeira

Diferente das frutas secas tão usadas nas receitas de natal - como arroz, panetone, farofa e aves - a banana tem sabor mais autêntico e costuma ser mais usada como ingrediente na farofa.

Porém, mesmo que a fruta seja popular entre os brasileiros, essa combinação pode desagradar, especialmente por conta doo contraste do doce da fruta com o salgado dos demais elementos da receita.

Para poder usar essa fruta tropical na comida sem medo de errar, a Itatiaia conversou com o chef do restaurante Ladeira, Mateus Batista, para indicar qual a melhor forma de usar as bananas nas receitas natalinas e qual o tipo de banana indicada para cada preparo.

Segundo o chef, a melhor maneira de usar banana na ceia é como acompanhamento: “Podemos fazer uma farofa com cebola e manteiga, deixando-a bem crocante, e servir a banana grelhada ao lado. Quem quiser pode colocar no prato e ficará tão saboroso quanto”, indica Mateus.

Leia também

Qual banana uso?

Já não é segredo que há muitos tipos de banana, cada uma tem sua característica de sabor e textura, por isso é importante estar atento a essas variações na hora do preparo dos pratos.

Conforme o chef Mateus Batista, a banana-da-terra é resistente, por isso vai bem grelhada ou cozida para ser purê. Já a banana-prata, é mais sensível a altas temperaturas, então o chef indica que os preparos com ela sejam mais rápidos para que não corra risco que ela desmanche. “É melhor usar uma frigideira bem quente, apenas para dar uma selada rápida”, conta o profissional.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Marcello atuou na assessoria de imprensa do Conselho Regional de Psicologia. Atualmente, é editor da equipe de redes sociais da Itatiaia. Atento às novidades, Marcello é um entusiasta das tecnologias e apaixonado por redes sociais.
Graduanda em Jornalismo pela PUC Minas. Interessada por redes sociais e editorias de cultura, entretenimento e cidades. Atualmente está na editoria de Redes Sociais.