Comida é assunto sério, principalmente para o brasileiro que é reconhecido pela boa e diversa gastronomia. No aplicativo de delivery iFood, há várias categorias de refeições, mas qual foi a mais pedida no Brasil neste ano de 2024?
De acordo com a empresa brasileira, o prato mais pedido do ano de 2024 foi hambúrguer, mas há também outras comidas que cresceram bastante em números de pedidos.
Ainda segundo a plataforma de delivery, as marmitas tiveram crescimento de 18% em todo país, em seguida, os itens de padaria cresceram cerca de 11% e fechando o pódio de aumento, os pedidos de açaí subiram 9% .
Pedidos mineiros
Já em um recorte estadual, em Minas Gerais, esse “pódio” muda um pouco. O levantamento aponta que as marmitas e comidas de padarias também são os que mais cresceram no ano de 2024 - com 21% e 14,5% de aumento respectivamente - porém em terceiro lugar ficaram os salgados, que subiram cerca de 14% em pedidos nos últimos doze meses.
Em Belo Horizonte, o restaurante de delivery Ambrozini, comandado por Pedro Henrique Ambrósio Diniz, que está ativo na plataforma desde 2017, aproveitou o aumento dos pedidos por marmita.
O estabelecimento atende todos os gostos, já que vende desde marmitas de comida brasileira, a salgados, hambúrgueres e açaí.
“Começamos de forma despretensiosa, vendendo pelo WhatsApp, com poucos pedidos. Durante uma crise econômica no país, tivemos queda no faturamento e, com o iFood, em um mês, tivemos um boom nos pedidos, saindo de 20 para 200 por dia. Então, abri meu primeiro restaurante de portas fechadas em Belo Horizonte, para atuar somente com delivery. Hoje são quatro dark kitchens, 17 lojas virtuais, e a gente faz 34 mil entregas por mês, com projeção de até o final de junho chegar a 60 mil entregas mensais”, conta Pedro Henrique.
Retrospectiva pessoal
Para quem é usuário do aplicativo de delivery, é possível saber quantos pedidos foram feitos neste ano, qual foi o prato mais pedido de cada usuário e qual restaurante favorito.
A plataforma também disponibiliza uma retrospectiva para restaurantes parceiros. O relatório inclui informações estratégicas para melhorar as vendas no próximo ano.
O iFood disponibiliza para cada empreendedor, qual o horário que os clientes mais fazem pedidos, quantas avaliações positivas foram recebidas esse ano, quantos clientes novos chegaram, além da quantidade mensal de visualizações dos pratos oferecidos, entre outros pontos.
*Estagiária sob supervisão de Marcello Pereira.