Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) como ora-pro-nóbis, taioba e serralha têm um valor nutricional comparável ou até maior do que os vegetais de uso tradicional na alimentação, como o espinafre. Segundo um estudo da Universidade de São Paulo, a ora-pro-nóbis e a taioba superam o número de proteínas do espinafre, além de números significativos de minerais em suas composições.
Tudo isso, é claro, levando em conta o tipo de solo e condições de cultivo. Na pesquisa, foram analisadas Pancs cultivadas em diferentes regiões de São Paulo e Minas Gerais, tanto cruas quando refogadas.
Essas Pancs são plantas rústicas que podem ser encontradas em diferentes regiões tropicais, uma vez que se adaptam a vários tipos de solo. Elas requerem bastante luminosidade e podem ser encontradas na Bahia, em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Elas foram escolhidas levando em conta a crescente popularidade.
Essa popularidade, porém, se dá às vezes por notícias falsas. Um exemplo é a crença de que o ora-pro-nóbis é tão rico em proteínas quanto a carne bovina, baseando no valor da massa seca. O valor na massa seca e o da massa úmida diminuem drasticamente.
Para a pesquisadora Eliana Giuntini, os resultados da pesquisa confirmam que alimentos silvestres podem ter valores nutricionais comparáveis ou até mesmo superiores aos alimentos tradicionais.