O ‘Na Cozinha’ desta sexta-feira (26) apresenta um clássico da gastronomia de Minas Gerais: a rosca, aquele pão doce trançado que, nessa preparação, é decorado com leite condensado e coco.
Para preparar o pão, começamos misturando o açúcar com fermento biológico seco e uma pitadinha de sal. Depois disso, entramos com os ingredientes líquidos em temperatura morna, água e sal.
O segredo para a sua rosca ou pão crescer e ficar fofinho é a temperatura da água e do leite. Tem que estar morninho, dando para colocar o dedo sem queimar. Se tá ‘quentin’, tá bão.
Depois disso, acrescentamos o óleo e dois ovos. Com tudo misturado, colocamos a farinha de trigo aos poucos. Quando tudo estiver misturado, são dez minutos de sova. Vai sovando até a massa ficar bem elástica.
Na hora de colocar a massa para crescer, o ideal é deixar em algum lugar que bata sol. Se o tempo estiver fechado, você pode criar uma “estufa” dentro do forno.
Como fazer? Você preaquece o forno na temperatura mais baixa e, após desligar, deixa a massa descansando lá dentro até dobrar de tamanho, por cerca de 40 minutos.
A massa pode render duas ou mais roscas, a depender do tamanho. Quando separar as porções, você divide a massa em três partes e faz uma trança, que dá o formato tradicional da rosca.
Antes de assar, você deve pincelar a rosca com uma mistura de leite com gemas de ovo e, por cima, jogar um pouco de açúcar. Depois disso, a massa vai para o forno pré-aquecido em 180° C por cerca de 45 minutos.
Após tirar a rosca do forno, você finaliza a receita com leite condensado e coco ralado por cima. Aí, você já pode passar um ‘cafézin’, que a receita está pronta!
Ingredientes
- 250 ml de leite morno
- 250 ml de água morna
- 1 kg de farinha de trigo aproximadamente
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 7 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de café de sal
- 2 ovos
- 2 pacotes de fermento biológico seco
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.