Ouvindo...

Times

Mercearia Katanga: o empreendedor dos mil e um negócios

A Itatiaia visitou quatro mercearias que ajudam a contar a história de Belo Horizonte

Quem passa na frente do Mercadinho Katanga não imagina o tanto de histórias que uma esquina do bairro Nova Floresta pode carregar. É preciso começar pelo começo. Neivaldo e Nivaldo são irmãos gêmeos. Os dois vieram para Belo Horizonte trabalhar juntos em um restaurante de Santa Tereza. Alguns anos depois, Neivaldo, no entanto, se mudou para o bairro do Horto onde abriu uma mercearia.

Só que os irmãos gêmeos tem mais uma coincidência - além de serem gêmeos - os dois são donos de mercearias. Nivaldo é proprietário do Mercadinho Bicalho, que faz a almôndega mais famosa de Belo Horizonte.

Voltando à mercearia de Neivaldo. O primeiro alvará é de 1985, quando o Katanga abriu na rua Pouso Alegre número 2332. Depois de sete anos Neivaldo juntou as trouxas e se mudou de mala e cuia para o bairro Nova Floresta. Desde então, está lá, antes em um espaço pequeno, e depois da pandemia se mudou para a casa de esquina que ocupa atualmente.

As memorabílias de Neivaldo são um dos pontos altos da mercearia, uma delas é inclusive disputada por transeuntes e clientes; se trata de uma bicicleta que era de Neivaldo na infância, ele recomprou de um senhor, reformou e de vez em quando dá voltas no bairro com ela. O sonho é levá-la para uma voltinha na Lagoa da Pampulha.

Uma vez por mês o Mercadinho Katanga vira uma grande festa de aniversário, que mistura uma festa de rua com quermesse junina, regada a cerveja gelada e petiscos clássicos de buteco, como torresmo e pastel frito na hora. E as comidas feitas por lá são uma surpresa, isso porque o ditado popular de que ‘o cliente sempre tem razão’ é levado ao máximo no Mercadinho Katanga. Qualquer tipo de petisco desejado, se tiver ao alcance de Neivaldo, vai ser feito.

Neivaldo pode ser considerado um empreendedor de mil e um negócios. Já depois de ter aberto o Mercadinho Katanga, voltou ao Santa Tereza onde abriu uma hamburgueria, uma loja de pastel com caldo de cana e uma segunda unidade do Katanga. E a veia do empreendedorismo está na família, além de Nivaldo, um irmão faz farinha de milho, uma irmã, as famosas empadas do Katanga e um outro, as cachaças.

Mercadinho Katanga
Endereço: R. Engenheiro Correia, 295 - Nova Floresta, Belo Horizonte - MG

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas, é repórter da Itatiaia desde abril de 2023, na equipe de redes sociais. Já passou pela redação do jornal Estado de Minas, tem experiência principalmente em vídeos, podcasts e reportagens multimídia.
Leia mais