Ouvindo...

Times

Mercadinho Bicalho: a almôndega mais famosa da cidade

A Itatiaia visitou quatro mercearias que ajudam a contar a história de Belo Horizonte

São três horas da tarde, a movimentação é intensa na porta do Mercadinho Bicalho. Funcionários carregam cadeiras e mesas para a praça Duque de Caxias, é uma quarta-feira, primeiro dia da semana em que funciona o Bar e Mercearia comandado por Nivaldo Bicalho. Em poucos minutos, as mesas são ocupadas por pessoas ávidas para comer almôndegas. Isso se dá porque para comer a almôndega mais famosa de Belo Horizonte tem endereço e horário de funcionamento. É preciso ir ao Mercadinho Bicalho, no coração do bairro Santa Tereza. O estabelecimento existe desde 1985 e é ponto de referência para os amantes de buteco.

A loja de Nivas, como é conhecido, surgiu como uma mercearia e mesmo com a passagem de tempo não perdeu a essência; foi se transformando conforme as necessidades dos clientes também se transformaram. Atualmente mistura um pequeno armazém - com queijos, frutas, biscoitos e mantimentos básicos - com um bar de comidas deliciosas. O cliente fica em pé na calçada, enquanto toma cerveja gelada e come as famosas almôndegas com batatas, torresmo de barriga e outros petiscos. Ou, se preferir, pode se sentar em alguma das mesas que ocupam uma parte da praça Duque de Caxias, símbolo de Santa Tereza. Apesar de muito frequentada por moradores do bairro, as delícias ficaram tão famosas que as pessoas vem de longe só para comer e beber na praça.

As contas não são muito exatas, mas são cerca de 400 almôndegas vendidas por final de semana no Mercadinho Bicalho. Se tem festa na praça, essa conta pode ser duplicada.

Nivaldo conta uma história que sintetiza quão famosa é a almôndega feita no Mercadinho Bicalho. Uma vez, a filha de um conhecido perdeu o passaporte em uma viagem para a Itália. Ao chegar no consulado de Roma para fazer um documento de emergência, contava para o agente consular que era de Belo Horizonte. Sem perder tempo, o homem contou que também era da capital e que sentia muita falta da cidade, mas principalmente da almôndega feita por Nivaldo! Já experimentou?

Mercadinho Bicalho
Endereço: R. Mármore, 556 - Santa Tereza, Belo Horizonte - MG

Na semana do aniversário de 126 anos de Belo Horizonte a Itatiaia publica a série “Causos dos Mercadinhos - Histórias dos 126 anos de BH” e mostra esses pequenos estabelecimentos. Geralmente localizados em bairros antigos e tradicionais, esses comércios abrigam algumas das histórias de maior afeto e cumplicidade entre comerciantes e clientes.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas, é repórter da Itatiaia desde abril de 2023, na equipe de redes sociais. Já passou pela redação do jornal Estado de Minas, tem experiência principalmente em vídeos, podcasts e reportagens multimídia.
Leia mais