Preparos exóticos de comidas que fazem parte do dia a dia, como a picanha com leite em pó, são tópicos frequentes de vídeos que fazem sucesso nas redes sociais. Outro exemplo é uma receita de miojo com “molho” de chips, que chamou atenção de internautas que tentaram recriar a iguaria.
No vídeo, a pessoa dissolve chips de sabor queijo na água e, em seguida, prepara um macarrão instantâneo no líquido. O macarrão é temperado com o tempero tradicional e, em seguida, a mistura é coberta por dois tipos de queijo. Nos comentários, a receita divide opiniões.
“Alguém que comeu poderia mandar uma mensagem psicografada descrevendo como foi a experiência?”, comentou uma pessoa no vídeo que acumula mais de 100 mil curtidas nas redes sociais. “Eu acho que deve estar uma delícia, me julguem... comeria sorrindo”, escreveu outro internauta.
Especialista alerta para riscos
Nutricionista e mestre em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ludmilla Coelho explica o risco desse tipo de preparo. “Nesse caso em especial, o problema é que a base é de alimentos industrializados, ultraprocessados, ricos em sódio e gordura, mas pobres em vitaminas, minerais e fibras”, detalhou a especialista.
A preparação exótica também é rica em aditivos alimentares, substâncias que modificam o sabor e melhoram a aparência das comidas, além de prolongar o tempo de conservação. “A preparação não agrega em nada ao organismo, só tem calorias dispensáveis”, explicou Ludmilla.
O preparo também oferece alguns riscos para quem se arriscar a consumi-lo. “Há um excesso de conteúdo de sódio, o que é prejudicial, especialmente aos hipertensos - que possuem pressão alta”, justifica a nutricionista. “Esse tipo de preparação não é recomendada a ninguém, em especial para crianças, gestantes e lactantes, por todos os motivos já citados”, completa.
A especialista ainda esclarece que, por mais estranho que pareça, o consumo de chips diluídos em água não oferece riscos reais à saúde. O passo é replicado em outra receita que viralizou recentemente, um purê de batata preparado com chips.
A nutricionista ainda dá um recado sobre os preparos exóticos. “A comida deve ser prazerosa e nutritiva, com ingredientes que fazem parte da nossa cultura. Essas receitas culinárias não trazem nada disso para quem come, só a experiência de comer algo inusitado”, destaca Ludmilla Coelho.