Ouvindo...

Caminhos da comida de verdade: o arroz é um ingrediente cativo na mesa dos brasileiros

Ele é o principal representante do grupo dos cereais e parceiro inseparável do feijão

O arroz é um ingrediente cativo na mesa dos brasileiros

Parceiro inseparável do feijão, o arroz é presença garantida na mesa do brasileiro. Juntamente com o milho e o trigo, ele é o principal representante do grupo dos cereais, formando fontes importantes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Combinados ao feijão ou outra leguminosa, os cereais constituem também fonte de proteína de excelente qualidade.

Ele é consumido em preparações com legumes, verduras, ovos e carnes, bem como em receitas como risoto, arroz à grega, arroz de cuxá (prato típico maranhense), arroz carreteiro, galinhada e Maria Izabel. Além dos pratos salgados, o arroz também é ingrediente de doces tradicionais brasileiros como o arroz-doce ou arroz de leite.

O uso de óleo e sal no preparo culinário do arroz deve ser reduzido e a adição de cebola, alho, ervas e outros temperos naturais deve ser abundante.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, o arroz faz parte do grupo de alimentos minimamente processados, ou seja: passam por processos mínimos de modificação como limpeza, remoção de partes indesejáveis, secagem e embalagem. Sendo assim, ele deve compor uma alimentação adequada e saudável.

Ainda de acordo com o Guia Alimentar, a combinação arroz e feijão correspondem a quase um quarto da alimentação dos brasileiros. Esta situação traduz a realidade alimentar da imensa maioria dos brasileiros que privilegiam alimentos in natura ou minimamente processados e, de fato, da grande maioria da população brasileira.

O arroz também é bastante diverso, sendo o branco e o integral as variações mais populares. O Guia Alimentar explica que cereais polidos excessivamente, como o arroz branco, apresentam menor quantidade de fibras e micronutrientes. Por esta razão, versões menos processadas desses alimentos devem ser preferidas, como é o caso do arroz integral.

O arroz parboilizado (descascado e polido após permanecer imerso em água) é também uma boa alternativa, por seu conteúdo nutricional estar mais próximo do arroz integral e por ter propriedades sensoriais (aroma, sabor, textura) mais próximas do arroz branco.

o arroz traz consigo as raízes da origem brasileira. Para boa parte da população, simplesmente arroz; para os índios Tupis, ele é o Abati-Uaupé, o milho d’água. Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, era assim que esse cereal colhido nos alagados próximos ao litoral era chamado. Daí em diante, ele compõe receitas típicas de cada região do País. Carregando história, cultura e muito sabor.