Ouvindo...

Comida de Verdade

Expressão popular da alimentação adequada e saudável

Comida Saudavel

A regra de ouro para comer de forma adequada e saudável é basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias e evitar alimentos ultraprocessados. E é exatamente por aí que começa o conceito de comida de verdade. Ela é aquela fornecida pela natureza e que passa pelo mínimo de processamento possível.

O consumo dos alimentos in natura ou minimamente processados, como arroz, feijão, milho, mandioca, batata e vários tipos de legumes, verduras e frutas exerce um importante papel como fator de proteção da saúde e prevenção de deficiências nutricionais e doenças crônicas não transmissíveis, incluindo alguns tipos de câncer.

A comida de verdade é aquela que atende não apenas as nossas necessidades nutricionais, mas também respeita as nossas demandas psicossociais, culturais e as do meio ambiente.

A alimentação baseada na combinação de diferentes alimentos in natura e minimamente processados fornece o que o organismo precisa, contribuindo para promoção e proteção da saúde. E a cultura alimentar brasileira já é baseada na alimentação adequada e saudável – a comida de verdade.

E isso vai além de uma questão de saúde. É um conceito diretamente ligado a um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. Isso porque ele leva em conta o impacto das formas de produção e distribuição dos alimentos sobre a justiça social e a integridade do ambiente. Tem como consequência natural o estímulo da agricultura familiar e da economia local, favorecendo formas solidárias de viver e produzir. E contribuindo para promover a biodiversidade e para reduzir o impacto ambiental da produção e distribuição dos alimentos.

Onde encontrar a comida de verdade:

Sempre que possível, faça suas compras em mercados, feiras livres, feiras de produtores e outros locais, como sacolões ou varejões, onde são comercializados alimentos in natura ou minimamente processados, incluindo os orgânicos e de base agroecológica. Essa etapa também tem uma função social importante, uma vez que fortalece o mercado local e incentiva o pequeno produtor. Cultivar horta em casa ou hortas comunitárias também é uma alternativa.

Os produtos da época:

Essa etapa é a consequência da anterior. Se você já está indo às compras em feiras e quitandas, a dica é aproveitar para levar os alimentos que estão no período de safra. Essa é uma escolha que vai te garantir produtos mais baratos, mais saborosos e de maior qualidade.

Prepara a sua comida:

Colocar a mão na massa é um passo importante para ter sempre comida de verdade na mesa, sem falar que é um hábito econômico e de grande valor afetivo. Cozinhar carrega consigo o potencial de compartilhar o comer, e as atividades envolvidas neste ato.

Por isso, também é uma estratégia saudável desenvolver habilidades culinárias, ou seja: aquelas que envolvem a seleção, pré-preparo, tempero, cozimento, combinação e apresentação dos alimentos, bem como praticar e partilhar essas habilidades e as responsabilidades com os integrantes da família e amigos.