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Produtores belo-horizontinos comemoram sucesso do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Evento voltou a ser realizado no modelo presencial após dois anos de ausência, em razão da pandemia de Covid-19

Provençal Gourmet foi uma das marcas mineiras presentes no evento

Produtores belo-horizontinos têm marcado presença no retorno do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes ao modelo presencial. Ao todo, 18 produtores mineiros fazem parte da Mercearia Fartura da 25ª edição do primeiro e maior festival gastronômico do país, que acontece até o próximo domingo (28).

“É uma alegria muito grande estar aqui, é um reconhecimento do trabalho que a gente vem fazendo. O convite é uma oportunidade enorme para estar espalhando a marca e mostrando para as pessoas”, contou a bióloga e chocolateira responsável pela Kalapa, Luiza Santiago.

A marca mineira de chocolates veganos participou do evento entre os dias 19 e 21 de agosto, no primeiro fim de semana do festival, quando realizou um relançamento da marca. “A gente não sabia o que esperar, nem a quantidade de chocolate para trazer, mas é um público bem diverso, de várias idades, e que vem com essa curiosidade. Está sendo bem positivo”, disse a bióloga.

Após dois anos difíceis para empreendedores por causa da pandemia, a oportunidade de participar do evento é animadora para os convidados. “É um prestígio muito grande ser convidada pelo Fartura, é uma honra”, relatou a dona do Provençal Gourmet, Bárbara Campos. “A visibilidade é muito boa e muito grande para as empresas, além dos cursos”, afirmou.

A responsável pela empresa belo-horizontina que produz geléias, compotas e temperos disse já ter sentido o impacto positivo da presença no evento. “Voltei há dois dias (para Belo Horizonte) e já tive muito retorno de donos de empórios e novos clientes que conheci no evento”, completou Bárbara.

Referência

Bruno Bethonico, dono e fundador da Expressar Gourmet, que vai estar presente na Mercearia no segundo fim de semana do festival, destacou a importância do evento. “O festival é importante para Tiradentes e para a gastronomia em si. A criação do evento foi uma coisa muito visionária, vanguardista. Outros festivais têm se tornado cada vez mais conhecidos, mas Tiradentes é referência”, afirmou o produtor.

Ao todo, 70 mil pessoas são esperadas na celebração de 25 anos do festival que movimenta Tiradentes por dez dias, até o próximo domingo (28). “É um momento muito especial, poder cantar os parabéns aqui, com tanta gente e reencontrar o público é muito importante pra gente”, destacou a curadora do Fartura, Carolina Daher.

As marcas belo-horizontinas Café das Amoras, Provençal Gourmet (entre 19 e 21 de agosto) e Artigianale Massas Especiais também participaram da Mercearia Fartura. Confira a programação dos expositores do último fim de semana do evento:

26, 27 e 28 de agosto
  • Cogumelado (Nova Lima/MG)

    Cogumelos

  • Artigianale Massas Especiais (Belo Horizonte/MG)

    Massas

  • Casal Gastrô (Resende Costa/MG)

    Produtos Mineiros

  • Ribeiro Fiorentini (Governador Valadares/MG)

    Queijos

  • Expressar Gourmet (Belo Horizonte/MG)

    Geleias, molhos e antepastos

  • Taberna D’Omar (São João Del Rey, MG)

    Pães de fermentação natural e roscas

  • Blu (Barbacena/MG)

    Doce de Leite e Muçarela de Búfala

  • Derivados de Morango (Alfredo Vasconcelos/MG)

    Produtos derivados de morango.

  • AQMAV (Campos das Vertentes/MG)

    Queijos

*Texto sob supervisão de Lucas Borges

Este artigo foi originalmente publicado em 25 de agosto de 2022.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.