Ouvindo...

Oscar dos games: saiba quais devem ser os indicados ao prêmio de melhor jogo do ano

Jogos de estúdios independentes se destacaram em 2025

Arte de anúncio do The Game Awards 2025

O The Game Awards 2025 (TGA), também conhecido como “Oscar dos Games”, será realizado entre 11 e 12 de dezembro de 2025. O ano tem sido aclamado por críticos e entusiastas por conta de vários lançamentos de sucesso, o que deixa o cenário apreensivo para a principal premiação da noite: o Jogo do Ano.

Apenas seis jogos são indicados ao Game of The Year (GOTY). Vários lançamentos de 2025 amados ficarão fora da lista.

O Metacritic, site que compila notas de diversos críticos e veículos jornalísticos diferentes, é o maior termômetro para o TGA. As maiores médias indicam os prováveis nomes da premiação. Dentre as maiores notas, estão presentes várias continuações de franquias já consolidadas na indústria.

Leia também

Os possíveis indicados ao prêmio de Jogo do Ano são:

HADES II - Metascore: 94

Arte de divulgação de Hades II

O lançamento da Supergiant Games segue os mesmos moldes do primeiro Hades. O jogo é um roguelike, gênero em que o jogador faz várias tentativas de avançar pelas fases para chegar cada vez mais longe. Ele conta com um arsenal de armas, feitiços e aprimoramentos variados fornecidos pelos deuses gregos à disposição, tornando cada tentativa única à medida que descobre novas formas de lutar em combates frenéticos.

O jogo se destaca por seu elenco de personagens cativantes, vindos diretamente da mitologia grega, com novas perspectivas sobre os visuais e intenções de cada personagem. No primeiro título, o protagonista Zagreu lutava como campeão dos deuses para derrotar Hades e fugir do Inferno. Em Hades II, o objetivo da protagonista Melínoe é descer às profundezas do Reino dos Mortos e derrotar seu novo tirano: o titã Cronos.

Clair Obscur: Expedition 33 - Metascore: 93

Clair Obscur: Expedition 33

A maior surpresa de 2025 e o favorito ao prêmio. O jogo surgiu da Kepler Interactive, um desconhecido estúdio francês composto apenas por 33 pessoas (número homenageado no título do jogo). Um tradicional RPG de combate em turnos com foco narrativo que traz inovações ao gênero, contando com interações no combate que extrapolam os limites dos turnos impostos e tornam a jogabilidade mais dinâmica. O jogo rompeu a bolha e ficou popular fora do nicho dos RPGs, já figurando como favorito na lista de vários jogadores ao redor do mundo.

A história de Clair Obscur: Expedition 33 ocorre em um universo fantasioso, que mistura magia e tecnologia com gráficos realistas. Eles trazem imersão em um mundo no qual o grupo protagonista busca derrotar o Artífice, um vilão superpoderoso responsável por uma maldição que atinge todo o planeta. Para os críticos, a narrativa cinematográfica e os personagens cativantes são os pontos mais fortes do jogo.

Blue Prince - Metascore: 92

Arte de divulgação de Blue Prince

Blue Prince é mais um jogo lançado por um estúdio independente e desconhecido para o público geral: o Raw Fury. Ele é um jogo de quebra-cabeças com elementos de roguelike que exige raciocínio lógico do jogador para passar dos desafios nas confusas salas de uma mansão. A atmosfera relaxante contrasta com os desafios de exploração cuidadosa para encontrar a solução e seguir para a próxima fase.

Nele, o jogador controla Simon, um jovem que herda a misteriosa mansão Mount Holly de seu tio-avô. A propriedade tem 45 quartos, mas para garantir a herança ele precisa desvendar seu maior segredo: encontrar o enigmático 46º quarto escondido na casa.

Hollow Knight: Silksong - Metascore: 91

Hollow Knight: Silksong

Um dos jogos mais esperados da década. Hollow Knight: Silksong, lançado pela Team Cherry, segue a fórmula consagrada de seu antecessor, Hollow Knight, considerado um clássico mesmo com apenas sete anos de existência. O jogo é um metroidvania, gênero marcado pelos cenários de plataforma 2D, com elementos de ação e exploração. Nele, o jogador avança por regiões interconectadas, enfrentando inimigos e chefes desafiadores enquanto aprimora habilidades e descobre novos caminhos.

O jogador controla Hornet, que é sequestrada para um novo reino misterioso. Para escapar, ela deve explorar ambientes vastos, dominar um novo arsenal de equipamentos e desvendar a peculiar história do reino de Fiarlongo para entender o mal que assola aquela região. O jogo se destaca pelo combate ágil e desafiador, pelo design elaborado dos mapas e pela atmosfera sombria e envolvente, os mesmos elementos que fizeram o primeiro título ser um sucesso.

Split Fiction - Metascore: 91

Split Fiction

Split Fiction, lançamento da Hazelight Studios, que já venceu o GOTY com It Takes Two (2021), aposta em uma fórmula única em que são necessários dois jogadores para jogar. Ele mistura ação, exploração e narrativa. Os jogadores controlam duas protagonistas que vivem realidades paralelas interligadas. Isso exige coordenação e comunicação para superar fases que vão desde desafios de lógica até mecânicas precisas que demandam agilidade.

As protagonistas são irmãs que escrevem livros com estilos de escrita diferentes: enquanto Zoe é apaixonada por magia e fantasia, Mio é fixada em histórias de ficção científica. Juntas, elas precisam encontrar um caminho em meio às diferenças para enfrentar cenários moldados pela própria criatividade.

Donkey Kong Bananza - Metascore: 91

Donkey Kong Bananza

Donkey Kong Bananza traz de volta a energia clássica da franquia que fez sucesso no Brasil com Donkey Kong Country (1994), apresentando uma nova aventura repleta de ação e plataforma. O jogador controla Donkey Kong em uma jornada por selvas, templos antigos e ilhas tropicais, enfrentando inimigos variados e coletando itens espalhados por cenários em 3D.

Com foco em fases dinâmicas e movimentos acrobáticos em desafios bem elaborados, que exigem precisão e atenção, o jogo tem uma cadência acelerada e exploração divertida somada a uma estética infantil e cartunesca. Além disso, o game apresenta um novo design para o icônico gorila da Nintendo, deixando-o maior e mais atrapalhado.

Jornalista em formação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e editor de vídeo na Itatiaia. Também produz conteúdo sobre games para a Itatiaia.