Ouvindo...

Chiles fala sobre perder medalha de Paris: ‘É sobre a cor da minha pele’

Ginasta americana deu a primeira entrevista após perder o pódio na Olimpíada

Na última quarta-feira (11), a ginasta Jordan Chiles esteve presente no evento Forbes Power Women’s Summit, da Revista Forbes. Ela falou novamente sobre a perda da medalha de bronze no solo para a romena Ana Barbosu. A americana disse que a situação não é apenas esportiva, mas é, também, uma questão racial.

“A maior coisa que me foi tirada foi o reconhecimento de quem eu sou. Não apenas do meu esporte, mas da pessoa que eu sou. Tudo o que aconteceu não é sobre a medalha. É sobre a cor da minha pele. É sobre o fato de que houve coisas que me levaram a essa posição de ser um atleta. E eu senti como se tudo tivesse sido arrancado”, iniciou a campeã olímpica por equipes na Olimpíada de Paris 2024.

Em sua primeira entrevista após o acontecimento, Chiles disse não ter recebido apoio de pessoas que poderiam ajudá-la.

“Eu recebi ataques constantes, totalmente infundados e extremamente prejudiciais nas redes sociais. Eu simplesmente senti que não havia muitas pessoas me apoiando, que eu achava que poderiam me apoiar naquela situação, que poderiam me ajudar”, disse ela.

Traumas

A ginasta disse estar se sentindo como se sentiu em 2018, quando pensou em desistir da ginástica artística após sofrer abusos.

“Eu senti como se quando voltei em 2018, quando perdi o amor pelo esporte, enquanto lidava com um treinador que abusou de mim emocionalmente e verbalmente. Eu o perdi novamente. Eu senti como se tivesse ficado realmente no escuro. Nas duas situações eu não tinha a habilidade de usar minha voz ou ser ouvida”, desabafou.

Ao finalizar a conversa, a ginasta reforçou ter seguido as regras da competição.

“Eu fiz história e sempre continuarei a fazer história, e algo que eu fiz corretamente, eu segui as regras. Meu treinador seguiu as regras. Nós fizemos tudo que era totalmente, completamente certo. Eu sempre vou continuar seguindo em frente”, finalizou.

Leia também

Presente

Também na quarta-feira, o MTV Video Music Awards (VMA’s), uma das maiores premiações musicais dos Estados Unidos, recebeu convidados especiais. Jordan esteve em Nova York para uma participação especial no evento e foi homenageada. O rapper Flavor Flav presenteou a ginasta com um colar com um pingente em formato de relógio, em bronze.

“Eu sei que eles tentaram tirar sua medalha de você, mas sabe de uma coisa? Eu tenho algo que eles não podem tirar”, disse o cantor enquanto colocava o colar no pescoço de Chiles.

“Uau! Eu não sei nem o que dizer neste momento”, disse a americana enquanto era aplaudida pela plateia.

O colar foi uma promessa de Flavor à Chiles após a decisão da Federação Internacional de Ginástica, em agosto.

Entenda o caso

O pódio de Rebeca Andrade no solo da ginástica artística na Olimpíada de Paris 2024 sofreu mudanças no dia 10 de agosto. A CAS aceitou o recurso da Federação Romena de Ginástica (FRG) para revisão da nota da americana Jordan Chiles.

Com a decisão, a medalha de bronze antes conquistada por Jordan Chiles, dos Estados Unidos, pertence, agora, à ginasta romena Ana Barbosu. A informação foi confirmada pela FRG.

A CAS determinou o recurso de revisão de nota apresentado pela Federação Americana de Ginástica (USA Gym), na segunda-feira (5), durante a prova, como uma ação não permitida. Segundo o documento, a revisão teria que ser pedida até um minuto após a divulgação da nota de Jordan Chiles. O tempo teria sido extrapolado em quatro segundos pelos Estados Unidos.

Com a revisão de nota revertida, a nota atualizada de Chiles foi de 13.666. A pontuação coloca a colega de equipe de Simone Biles em quinto lugar. Atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.133), Ana Barbosu (13.700) e a também romena, Sabrina Maneca Voinea (13.700).

Além da revisão de nota de Chiles, a FRG tentou pedir uma revisão da nota de Maneca Voinea, não o apelo não foi aceito pela CAS. Segundo a entidade, a Romênia deveria ter pedido uma revisão da penalidade de -0.1 ponto sofrida por Sabrina. Entretanto, a Federação pediu a revisão da nota e dificuldade, que foi conferida e confirmada.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Leia mais