Ginasta estadunidense mantém esperança de reaver medalha de bronze dada a romena

Ginasta Ana Barbosu recebeu a premiação nesta sexta-feira (16), em Bucareste, na Romênia

Jordan Chiles se pronuncia após perder o bronze por decisão do CAS

A ginasta norte-americana Jordan Chiles se pronunciou, nessa quinta-feira (15), sobre a revisão de nota da Corte Arbitral do Esporte (CAS) que retirou sua medalha de bronze conquistada na disputa do solo na Ginástica Artística em Paris.

A medalha foi entregue à ginasta romena Ana Barbosu, nesta sexta-feira (16), durante uma cerimônia realizada em Bucareste, na Romênia.

Diante dos acontecimentos, Chiles afirmou estar desolada e que a decisão do CAS parece injusta.

Em nota publicada nas redes sociais, a atleta declarou: “Eu não tenho palavras. Esta decisão parece injusta e é um golpe significativo, não apenas para mim, mas para todos que defenderam minha jornada”.

Chiles ainda disse que enfrenta um dos momentos mais desafiadores da carreira e que não medirá esforços para que a justiça seja feita.

“Abordarei este desafio como fiz com outros – e farei todos os esforços para garantir que a justiça seja feita. Acredito que no final desta jornada, as pessoas que estão no controle farão a coisa certa”, disse a atleta.

Entenda o caso

O pódio de Rebeca Andrade no solo da ginástica artística na Olimpíada de Paris 2024 sofreu mudanças no último sábado (10). A CAS aceitou o recurso da Federação Romena de Ginástica (FRG) para revisão da nota da americana Jordan Chiles.

Com a decisão, a medalha de bronze antes conquistada por Jordan Chiles, dos Estados Unidos, pertence, agora, à ginasta romena Ana Barbosu.

A CAS determinou o recurso de revisão de nota apresentado pela Federação Americana de Ginástica (USA Gym), na segunda-feira (5), durante a prova, como uma ação não permitida. Segundo o documento, a revisão teria que ser pedida até um minuto após a divulgação da nota de Jordan Chiles. O tempo teria sido extrapolado em quatro segundos pelos Estados Unidos.

Com a revisão de nota revertida, a nota atualizada de Chiles foi de 13.666. A pontuação coloca a colega de equipe de Simone Biles em quinto lugar. Atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.133), Ana Barbosu (13.700) e a também romena, Sabrina Maneca Voinea (13.700).

Delegação americana segue na disputa

No domingo (11), os norte-americanos enviaram um vídeo ao CAS na tentativa de provar que pediram a revisão da nota de Jordan Chiles dentro do tempo limite (o vídeo não foi divulgado).

De acordo com a equipe, a treinadora Cecile Landi solicitou a revisão de nota 47 segundos após a publicação da pontuação.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
André Stehling escreve em colaboração com o portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...