A ginasta norte-americana Jordan Chiles se pronunciou, nessa quinta-feira (15), sobre a revisão de nota da Corte Arbitral do Esporte (CAS) que retirou sua medalha de bronze conquistada na disputa do solo na Ginástica Artística em Paris.
Diante dos acontecimentos, Chiles afirmou estar desolada e que a decisão do CAS parece injusta.
Em nota publicada nas redes sociais, a atleta declarou: “Eu não tenho palavras. Esta decisão parece injusta e é um golpe significativo, não apenas para mim, mas para todos que defenderam minha jornada”.
Chiles ainda disse que enfrenta um dos momentos mais desafiadores da carreira e que não medirá esforços para que a justiça seja feita.
“Abordarei este desafio como fiz com outros – e farei todos os esforços para garantir que a justiça seja feita. Acredito que no final desta jornada, as pessoas que estão no controle farão a coisa certa”, disse a atleta.
Entenda o caso
O pódio de Rebeca Andrade no solo da ginástica artística na Olimpíada de Paris 2024 sofreu mudanças no último sábado (10). A CAS aceitou o recurso da Federação Romena de Ginástica (FRG) para revisão da nota da americana Jordan Chiles.
Com a decisão, a medalha de bronze antes conquistada por Jordan Chiles, dos Estados Unidos, pertence, agora, à ginasta romena Ana Barbosu.
A CAS determinou o recurso de revisão de nota apresentado pela Federação Americana de Ginástica (USA Gym), na segunda-feira (5), durante a prova, como uma ação não permitida. Segundo o documento, a revisão teria que ser pedida até um minuto após a divulgação da nota de Jordan Chiles. O tempo teria sido extrapolado em quatro segundos pelos Estados Unidos.
Com a revisão de nota revertida, a nota atualizada de Chiles foi de 13.666. A pontuação coloca a colega de equipe de Simone Biles em quinto lugar. Atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.133), Ana Barbosu (13.700) e a também romena, Sabrina Maneca Voinea (13.700).
Delegação americana segue na disputa
No domingo (11), os norte-americanos enviaram um vídeo ao CAS na tentativa de provar que pediram a revisão da nota de Jordan Chiles dentro do tempo limite (o vídeo não foi divulgado).
De acordo com a equipe, a treinadora Cecile Landi solicitou a revisão de nota 47 segundos após a publicação da pontuação.