A ginasta romena Ana Barbosu recebeu sua medalha de bronze da Olimpíada de Paris 2024 nesta sexta-feira (16). A premiação foi entregue à atleta mais de 10 dias após a disputa da final do solo.
Barbosu passou a integrar o pódio composto por Rebeca Andrade (ouro) e Simone Biles (prata), após a Corte Arbitral do Esporte (CAS) aceitar um recurso da Federação Romena de Ginástica (FRG) para revisão de nota.
O Governo Romeno transmitiu a cerimônia ao vivo nas redes sociais. O evento foi realizado em Bucareste, capital da Romênia. A sessão solene contou com as presenças de Octavian Morariu, membro do Comitê Olímpico da Romênia, e Mihai Covaliu, presidente do Comitê Olímpico e Desporto Romeno.
Além da medalha, Ana Barbosu recebeu o pôster dado aos medalhistas olímpicos e uma pelúcia do mascote dos Jogos Olímpicos de Paris. Durante a cerimônia, a ginasta mandou um recado para as adversárias.
“Não consigo não pensar em Sabrina e Jordan agora. É um momento difícil para a gente com muitas incertezas e emoções exaustivas. Espero que todos entendam que não fizemos nada de errado na Olimpíada.
Entenda o caso
Com a decisão, a medalha de bronze antes conquistada por 
A CAS determinou o recurso de revisão de nota apresentado pela Federação Americana de Ginástica (USA Gym), na segunda-feira (5), durante a prova, como uma ação não permitida. Segundo o documento, a revisão teria que ser pedida até um minuto após a divulgação da nota de Jordan Chiles. O tempo teria sido extrapolado em quatro segundos pelos Estados Unidos.
Com a revisão de nota revertida, a nota atualizada de Chiles foi de 13.666. A pontuação coloca a colega de equipe de Simone Biles em quinto lugar. Atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.133), Ana Barbosu (13.700) e a também romena, Sabrina Maneca Voinea (13.700).
Além da revisão de nota de Chiles, a FRG tentou pedir uma revisão da nota de Maneca Voinea, não o apelo não foi aceito pela CAS. Segundo a entidade, a Romênia deveria ter pedido uma revisão da penalidade de -0.1 ponto sofrida por Sabrina. Entretanto, a Federação pediu a revisão da nota e dificuldade, que foi conferida e confirmada.
Reação americana
A prova
Rebeca Andrade foi a segunda ginasta a se apresentar na final do solo e conseguiu uma boa execução. Os árbitros deram 14.166 à brasileira. A comissão técnica chegou a entrar com recurso para tentar a validação em um movimento, mas o pedido não foi aceito pelos juízes.