Maior medalhista olímpica do Brasil, Rebeca Andrade não disputará o Mundial de Ginástica em Jacarta, na Indonésia, em outubro deste ano. A ginasta explicou que tomou a decisão pensando em estar melhor preparada para competições em 2027, além dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Rebeca não entra em ação desde o Campeonato Brasileiro, em setembro de 2024. Junto do treinador, a brasileira decidiu pelo maior período sabático e priorizar outras ações no dia a dia.
“Estou descansando. É bem importante pra mim. Era algo que eu queria há muito tempo, mas eu entendia as minhas prioridades. Então acabei jogando mais pra frente. Mas hoje para mim tá sendo maravilhosa”, falou Rebeca em entrevista à TV Globo.
Apesar do período sem competições, Rebeca não deixou de treinar. Ela segue frequentando o Centro de Treinamentos do Time Brasil, no Rio de Janeiro. Em ritmo menos intenso, mas a ideia é manter o corpo saudável.
"É também para a cabeça. Ela não vem ao ginásio obrigada. Ela vem, ela se diverte, ela treina, ela vê as meninas. Ela tá com a rotina de treino mais baixa, mas com a cabeça muito boa”, explicou Xico Porath, treinador de Rebeca.
“Dentro do planejamento da Rebeca, este ano seria mais tranquilo. Ativo sim dentro do ginásio, manter a preparação física, a proteção articular de todo o corpo, que ela precisa, fisioterapia, dores crônicas que ela leva, e vai levar talvez até quando parar a ginástica. É muito sacrifício. Vamos manter esse “destreinamento ativo”, que ela possa atender toda essa demanda fora do ginásio”, completou.
Aposentadoria do solo
A ginasta já havia anuncado, na terça-feira (12), em palestra na Rio Innovation Week (RIW), que não vai mais competir no solo. A atleta explicou que a modalidade é a que tem maior impacto e que ela precisa poupar seu corpo para garantir uma carreira mais longeva.
“Eu não vou mais fazer solo; o solo é o que causa mais impacto”, afirmou a ginasta. “Tem 21 anos que faço ginástica, é muito impacto. Foram cinco cirurgias no joelho, uma em cada pé. (Parar de fazer solo) vai me fazer continuar treinando por mais tempo. Eu sei que vocês amam quando eu faço solo, mas ainda posso mostrar muito nos outros aparelhos”, contou.
Rebeca Andrade
Rebeca Andrade somou quatro medalhas em
Aos a ginasta tem nove medalhas em campeonatos mundiais e quatro em Jogos Pan-Americanos. Rebeca também 19 conquistas medalhas em etapas de Copa do Mundo de Ginástica.