Nesta segunda-feira (5),
Paris 2024: quanto Rebeca Andrade receberá pela medalha de ouro Rebeca Andrade reage ao ouro no solo em Paris e explica choro: ‘Estou explodindo’
O repórter Carlos Gil, do Grupo Globo, foi o responsável por entregar a lembrança à Rebeca. “Você já está com uma medalha de ouro, mas os torcedores que estão ali estavam super emocionados. Eles me pediram para te entregar esse presente”, disse o jornalista.
A ginasta recebeu um pin do Phryges, mascote da Olimpíada de Paris 2024. Rebeca agradeceu aos torcedores e exibiu o presente.
Tradição
Comprar e trocar pins é uma tradição antiga nos Jogos Olímpicos. O hábito teve início na edição de 1896, em Atenas. O souvenir evoluiu e, em Paris 1900, ele passou a ser de metal.
As delegações levam pins personalizados de seu respectivo país e trocam com outros atletas, membros de comissão técnica, voluntários e até torcedores.
A competição
Rebeca Andrade foi a segunda ginasta a se apresentar na final do solo e conseguiu uma boa execução. Os árbitros deram 14.166 à brasileira. A comissão técnica chegou a entrar com recurso para tentar a validação em um movimento, mas o pedido não foi aceito pelos juízes.
Com a medalha conquistada no salto, Rebeca Andrade se isola como maior medalhista olímpica do esporte brasileiro. Agora, ela tem seis medalhas, uma a mais que os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt.