Ouvindo...

Central campeã da Superliga pelo Gerdau Minas é ‘convocada’ para Paris 2024

Júlia Kudiess estará presente em Paris durante realização dos Jogos Olímpicos

Central do Gerdau Minas e campeã da Superliga, Júlia Kudiess foi ‘convocada’ para os Jogos Olímpicos de Paris. A atleta, que se recupera de grave lesão no joelho, não vai jogar, mas participará de um programa organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O programa “Vivência Olímpica” selecionou doze atletas (veja todos os atletas ao final da matéria) para acompanhar o dia a dia do COB e do Time Brasil. Os atletas tiveram que cumprir alguns requisitos como experiência internacional em modalidades e potencial para participar de Olimpíada.

“A ideia do programa é fazer que os jovens de fato vivenciem o que são os Jogos Olímpicos e comecem a se ambientar com esse universo. Em Paris eles vão poder acompanhar tudo o que envolve a operação do COB para os atletas do Time Brasil e vão sentir o gostinho do que é fazer parte dos Jogos Olímpicos”, afirmou Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.

Os atletas serão divididos em duas turmas. Os grupos estarão em Paris a partir de 27 de julho, um dia depois da abertura oficial dos Jogos.

O programa foi criado para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A única edição sem o “Vivência Olímpica” desde então foi em Tóquio, em função das restrições impostas pela Pandemia de Covid-19.

Rebeca Andrade, da ginástica artística, Martine Grael, da vela, Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade, e Beatriz Ferreira, do boxe, Hugo Calderano, do tênis de mesa, Duda e Ana Patrícia do vôlei de praia participaram em edições anteriores.

Leia também

Outra atleta do Minas na lista é a judoca Kaillany Cardoso. A atleta, de 20 anos, conquistou a medalha de prata em dois mundiais da base neste ciclo olímpico. Kaillany estaria na Equipe de Apoio Paris 2024, convocada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), mas por participar do Vivência Olímpica, a CBJ elegerá outro nome.

“Eu estou muito feliz, não esperava esse convite. É uma oportunidade única na minha vida e eu quero aproveitar muito tudo isso. Recebi a notícia logo depois da minha medalha aqui em Praga, então completou meu dia, tornou ele mais especial. Quero muito agradecer a Deus por essa oportunidade, ao COB, à CBJ, ao Minas Tênis Clube e espero que sejam dias incríveis na minha vida”, disse em comunicado divulgado pelo Minas.

Lesão de Júlia Kudiess

Júlia Kudiess sofreu um rompimento total do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Além da lesão ligamentar, foi constatada também uma microfratura do platô tibial. A contusão ocorreu quando defendia o Brasil em jogo na Liga das Nações (VNL) de Vôlei Feminino.

A lesão tirou a chance da jogadora disputar, pela primeira vez, a Olimpíada. José Roberto Guimarães convocou as centrais Thaisa, Carol e Diana.

A atleta do Minas passa pelo de recuperação acompanhada pela equipe do Minas Tênis Clube. Após um mês de sofrer a lesão, a jogadora foi liberada para fazer alguns trabalhos na academia do clube.

Veja os atletas selecionados para o “Vivência Olímpica”

  • Ryan Kainalo (Surf)
  • Taiane Justino (Levamento de pesos)
  • Lucas Fonseca (Vela)
  • Celine Bispo (Natação)
  • Matheus Melecchi (Águas abertas)
  • Pedro Oliveira (Vôlei de praia)
  • Rebeca Lima (Boxe)
  • Thiago Resende (Atletismo)
  • Yuri Guimarães (Ginástica artística)
  • Júlia Kudiess (Vôlei)
  • Kaillany Cardoso (Judô)
  • Isabelle Estevez (Tiro com Arco)

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Vai acompanhar o vôlei na Olimpíada? Clique aqui para palpitar na KTO e levar ainda mais emoção para as partidas

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais