Ouvindo...

Lenda do futsal se aposenta em Portugal e recebe recado de Falcão: ‘Mágico’

Ricardinho, seis vezes melhor jogador do mundo, se aposentou aos 39 anos

Ricardinho homenageado pela Seleção Portuguesa em evento de aposentadoria em 15 de agosto de 2025

Um dos grandes nomes do futsal, o português Ricardinho se aposentou nesta sexta-feira (15) com direito a evento na Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O agora ex-ala foi eleito seis vezes o melhor do mundo ao longo da carreira e, dentre diversas mensagens, recebeu recado do brasileiro Falcão.

“Hoje, oficialmente, o mágico Ricardinho deixa as quadras! Obrigado por tanto, Ricardinho”, escreveu Falcão, em post no Instagram, com longo vídeo de agradecimento. Falcão, de 48 anos, se aposentou em 2018 e marcou uma geração, com quatro prêmio de melhor do mundo - 2004, 2006, 2011 e 2012.

“Obrigado pelo seu carinho, ídolo! Foi a minha maior referência para poder chegar onde sonhava! Obrigado pelas palavras, agora sim jogaremos juntos!”, respondeu Ricardinho, em comentário no Instagram.

Leia também

Ricardinho deixou as quadras aos 39 anos. O ala foi tido por muitos como “sucessor” de Falcão no futsal mundial pelo estilo semelhante de jogo, especialmente pelos dribles desconcertantes.

O português venceu os prêmios de melhor do mundo em 2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 e conquistou, com a Seleção Portuguesa, os títulos da Copa do Mundo de 2021 e do Mundialito de 2007, além do Europeu de 2018. Por clubes, ele marcou época em Benfica-POR e Inter Movistar-ESP.

“Uma carreira brilhante. Momentos inesquecíveis. Um legado incrível. Obrigado, Mágico”, escreveu a FPF, em publicação de homenagem no Instagram ao ex-camisa 10 da Seleção Portuguesa. Ele teve como último clube o Ecocity Genzano-ITA, em 2024.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.