Ouvindo...

Em estreia de Valentim, América marca no último lance e empata com Amazonas pela Série B

Coelho soma um ponto em Manaus, mesmo após ter um 2 a 0 desfavorável no marcador

América saiu em desvantagem, mas buscou empate com dois gols de pênalti

Um empate com sabor de vitória. Pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, na noite desta sexta-feira (15), América e Amazonas empataram por 2 a 2, no Estádio Carlos Zamith, em Manaus. Os gols da Onça-pintada foram marcados por Kevín Ramírez e Rafael Tavares. Figueiredo, duas vezes, empatou para o Coelho.

Com o resultado, o clube mineiro chega aos 24 pontos conquistados e deixa, pelo menos momentaneamente, a zona de rebaixamento da Série B. Já o Amazonas, sofreu a virada no último lance e segue na lanterna, com 21 pontos.

Durante o primeiro tempo, o que se viu foram dois times pouco inspirados. Amazonas e América não criaram tantas oportunidades, mas a Onça-pintada foi mais eficiente.

O primeiro gol da equipe mandante saiu já na reta final da primeira etapa, de pênalti, com Kevín Ramírez. A penalidade foi cometida por Cássio, goleiro que estreava na meta do Coelho.

Depois do gol da Onça, o América até tentou uma reação, mas esbarrou numa boa intervenção de João Lopes, que parou Willian Dubgod. Antes, o Amazonas também já tinha parado numa boa defesa de Cássio, goleiro americano.

Na segunda etapa, Alberto Valentim promoveu a entrada de Titi Ortíz na vaga de Júlio Cesar, um dos três zagueiros. A ação até fez com que o América melhorasse um pouco e criasse uma chance com Kauã Diniz. O volante perdeu oportunidade clara.

Praticamente no lance seguinte, coube ao meia-atacante Rafael Tavares, que veste a camisa 10 do Amazonas, marcar o segundo gol. Em chute de fora da área, ele ainda contou com um desvio na zaga americana para tirar, completamente, Cássio da jogada: 2 a 0.

Após tomar o segundo gol, Alberto Valentim foi para o tudo ou nada e lançou mais atacantes no jogo. De tanto martelar, o Coelho chegou ao gol, com o atacante Figueiredo, em cobrança de pênalti de Figueiredo: 2 a 1

Após isso, com o Amazonas ainda em vantagem, houve uma falha na iluminação do Estádio Carlos Zamith, mas o América chegou ao empate heroicamente. Destaque para o estreante da lateral direita, Maguinho, que já havia sofrido a primeira penalidade e sofreu também a segunda. Figueiredo, de novo na bola, converteu e selou o empate.

Próximos compromissos

Pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o América visita o Goiás, no próximo sábado (23), às 18h (de Brasília), na Serrinha, em Goiânia. Enquanto isso, o Amazonas visita o Avaí, na próxima segunda-feira (25), às 21h30 (de Brasília), na Ressacada, em Florianópolis.

Amazonas 2 x 2 América

Amazonas

João Lopes; Nilson Castrillón (Akapo), Ivan Alvariño e Fabiano; Diego Borges, Xavier (Digão), Erick Varão e Rafael Tavares (Zabala); Henrique Almeida (PH), Kevín Ramírez (Rodríguez) e Luan Silva. Técnico: Márcio Zanardi

América

Cássio; Maguinho, Ricardo Silva, Lucão, Júlio César (Titi Ortíz) e Paulinho Ibelli; Miqueias (Fer Elizari) e Kauã Diniz (Yago Souza); Figueiredo, Miguelito (Stênio) e Willian Dubgod (Arthur). Técnico: Alberto Valentim

  • Gols marcados: Kevín Ramírez, aos 38’/1ºT, e Rafael Tavares, aos 10'/2ºT, para o Amazonas; Figueiredo, aos 35'/2ªT e aos 54'/2ºT, para o América
  • Cartões amarelos: Cássio (AFC), Kevín Ramírez (AMA), Márcio Zanardi (AMA), Kauã Diniz (AFC), Arthur (AFC), Lucão (AFC)
  • Motivo: 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro;
  • Data e horário: sexta-feira, 15 de agosto de 2025, às 20h (de Brasília);
  • Local: Estádio Carlos Zamith, em Manaus;
  • Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO);
  • Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO);
  • Árbitro de vídeo - VAR: Antônio Magno Lima Cordeiro (CE);
Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.