Futebol Forte União realiza assembleia com clubes da Série B e se pronuncia

Entidade se reuniu com agremiações do bloco para consolidar entendimento sobre divisão financeira do torneio

Taça da Série B do Campeonato Brasileiro

A Futebol Forte União (FFU), antiga Liga Forte União, realizou assembleia com clubes da Série B do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (9) e se pronunciou após o encontro com as agremiações.

De acordo com a entidade, a reunião serviu para reafirmar os valores de união da entidade e fortalecer a relação entre as partes. A Itatiaia apurou que a assembleia tratou da equiparação dos valores recebidos pelos clubes pelos direitos de transmissão do torneio.

Segundo a FFU, o entendimento construído na assembleia garantiu a equidade dos valores recebidos por clubes da Série B fora do bloco da liga e reafirmou o compromisso em preservar a sustentabilidade financeira do projeto.

Marcus Salum, coordenador do grupo de gestão do América, destacou a importância da reunião para o bloco da FFU.

“Em um processo dessa dimensão, é natural que existam tensões e ajustes a serem feitos, e todos temos responsabilidade em fortalecer o projeto e preservar a coesão do grupo”, disse o dirigente.

Já para os investidores da liga, o acordo entre clubes e a FFU reforça a estabilidade financeira do projeto.

“O novo entendimento assegura sustentabilidade financeira no curto prazo e, a partir de 2027, o modelo que destina 85% das receitas aos clubes da Série A e 15% aos clubes da Série B será determinante para a recuperação estrutural das instituições, especialmente diante das exigências do fair play financeiro”, destacou Bruno Pimenta, CEO da SportsMedia.

Leia também

Clubes demonstraram insatisfação com FFU

Na última semana, clubes da Série B do Brasileiro publicaram um manifesto e demonstraram insatisfação com a gestão da FFU. A entidade é responsável por comercializar direitos de transmissão e placas de publicidade de 18 das 20 agremiações que disputarão o torneio.

Somente Náutico e São Bernardo-SP recusaram ofertas da FFU e da Libra e selaram acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a venda dos direitos. A Itatiaia apurou que a diferença entre os valores oferecidos pela CBF a Náutico e São Bernardo pelos direitos de transmissão era de, em média, R$ 2,5 milhões acima do que a FFU oferecia aos clubes do bloco.

Dentre os pontos mencionados pelos clubes, destaca-se uma considerada “desvalorização institucional da Série B”.

“O produto que oferecemos ao mercado é robusto, possui torcidas nacionais e alta competitividade, mas a atual postura da liderança trata a Segunda Divisão como um subproduto acessório, falhando em vender a relevância real da competição para o mercado publicitário e de mídia”, diz trecho da nota.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...