O Leão do Pici lidera o Grupo C do Estadual com quatro pontos em dois jogos, mas chega pressionada a voltar a vencer após o empate amargo em 1 a 1 com o Iguatu na rodada passada.
Já a equipe comandada por Mozart lidera o Grupo D com seis pontos em dois jogos. Foram duas goleadas: 5 a 1 sobre o Ferroviário, na 1ª rodada, e 4 a 0 diante do Horizonte, na 2ª rodada. O Vozão, inclusive, já está garantido na semifinal.
Longo tabu
O primeiro Clássico-Rei da temporada será um duelo entre o melhor ataque – Ceará, com 17 gols marcados – e a melhor defesa – Fortaleza, com apenas um gol sofrido.
O Vozão, porém, entra em campo para defender uma invencibilidade de mais de dois anos. A última vez que o Ceará foi derrotado pelo Fortaleza foi no dia 1º de abril de 2023, em jogo de ida da final do Campeonato Cearense.
Desde então, as equipes se enfrentaram em 10 oportunidades e o Fortaleza não venceu nenhuma vez. No total, são seis empates e quatro vitórias do Ceará. O Vozão marcou ainda 14 gols e sofreu 11.
Como chega o Ceará
O técnico Mozart pode contar com praticamente todo o elenco. Apenas o lateral-direito Alex Silva é dúvida por conta de um edema na musculatura posterior da coxa direita. Rafael Ramos, titular contra o Horizonte, deve seguir na equipe caso Alex Silva não reúna condições.
A boa notícia para o treinador é que tem reforço regularizado e à disposição: o zagueiro Ronald Carvalho firmou vínculo de empréstimo junto ao Maringá até o fim de 2026. Ele teve o nome publicado no BID e pode ser utilizado pela comissão técnica.
Como chega o Fortaleza
O técnico Thiago Carpini contará com o retorno do volante Pierre, que se recuperou de uma lombalgia, está à disposição e deve reassumir a titularidade, ao lado de Lucas Sasha. Com isso, Rodrigo deve ficar como opção no banco de reservas.
Se no meio a situação é de reforço, na defesa o cenário é de incerteza. O técnico tem duas dúvidas para montar a zaga: os argentinos Brítez e Cardona seguem sob cuidados do departamento médico e ainda não têm presença garantida.
Outro desfalque no Fortaleza deve ser o atacante Moisés. O jogador acertou a transferência para o Santos e não deve mais entrar em campo pelo Leão do Pici, que segue com poucas opções para o sistema ofensivo.
A boa notícia para Carpini é que dois reforços já estão regularizados e à disposição: o lateral-direito Paulinho, ex-Vasco, e o atacante Vitinho, ex-Tijuana. Ambos foram inscritos no Estadual e podem ser utilizados pelo treinador no Clássico-Rei.
Ceará x Fortaleza
Provável escalação do Ceará
Bruno Ferreira; Alex Silva (Rafael Ramos), Éder, Pedro Gilmar e Fernando; Zanocelo, Lucas Lima e Vina; Pedro Henrique, Matheus Araújo e Lucca - Técnico: Mozart.
Provável escalação do Fortaleza
Brenno; Luan Freitas (Brítez), Lucas Gazal e Cardona; Maílton, Pierre, Lucas Sasha, Pochettino e Lucas Crispim; Kayky (Vitinho) e Adam Bareiro - Técnico: Thiago Carpini.
- Motivo: 3ª rodada da segunda fase do Campeonato Cearense
- Data e horário: 8 de fevereiro (domingo), às 18h (de Brasília)
- Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
- Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Auxiliares: Nailton de Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)
- VAR: Antônio Magno Cordeiro (CE)
- Transmissão: TV Globo e GOAT