O
A decisão foi tomada durante o Conselho Técnico da Série B de 2026, realizado nesta quinta-feira (5), na sede da CBF. Por maioria, os clubes aprovaram a implementação do novo modelo.
Com isso, os dois primeiros colocados da competição garantirão acesso direto à
Pelo regulamento aprovado, o terceiro colocado enfrentará o sexto, e o quarto duelará com o quinto, em partidas de ida e volta. Apesar da novidade, a Série B seguirá sendo disputada por 20 equipes, em 38 rodadas, no formato de pontos corridos.
Veja o posicionamento oficial do Sport
“O Sport Club do Recife, em compromisso com a transparência, informa que votou contra a proposta de alteração no regulamento da Série B do Campeonato Brasileiro, que prevê a criação de playoffs a partir desta temporada.
Apesar da posição contrária, o Clube respeita a decisão tomada pela maioria dos participantes do Conselho Técnico da CBF. O Sport também se posicionou contra a não paralisação da competição durante o período da Copa do Mundo da FIFA, reforçando a legitimidade do debate e da participação dos clubes no processo decisório.”
Outro ponto de atenção debatido foi a continuidade da Série B durante a Copa do Mundo deste ano. Quando a CBF divulgou inicialmente o calendário do futebol brasileiro, a previsão era de paralisação das competições nacionais durante o período do Mundial.
No entanto, a manutenção da Série B em atividade acabou sendo aprovada, novamente com votos contrários do Sport. Mesmo vencido nas votações, o Sport destacou que respeita a decisão da maioria e reforçou a importância do debate entre os clubes.
A Série B do Campeonato Brasileiro está prevista para iniciar no dia 21 de março e se estende até o dia 28 de novembro.