Na tarde desta quinta-feira (29), o Nacional-URU publicou uma nota de agradecimento ao
Como um ato de lembrança ao ex-atleta do Nacional,
Além disso, o São Paulo afirmou que todo o valor de royalties do clube será revertido aos familiares de Izquierdo. “Ele vestia outra camisa, caiu em nosso chão, cercado pelo nosso povo. Ali, tornou-se parte da nossa história”, afirmou o Tricolor na campanha de lançamento, que teve o atacante Jonathan Calleri realizando o anúncio.
“As instituições são grandes por suas vitórias esportivas, e os feitos conquistados pelo São Paulo o tornam um verdadeiro gigante do futebol brasileiro e sul-americano. Mas se agrega um sentido social, que excede o esportivo, por ser uma demonstração de sincera solidariedade humana. A grandeza é ainda mais acentuada, adquirindo uma verdadeira transcendência de conteúdo emocional que comove profundamente”, escreveu o clube uruguaio em um trecho da carta.
Relembre o caso de Juan Izquierdo
Em 2024, São Paulo e Nacional se enfrentavam no Morumbis, no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Já na reta final do confronto, quando o Tricolor vencia por 2 a 0, Izquierdo, que tinha entrado no intervalo, caiu sozinho em campo.
Um estado de apreensão tomou conta dos jogadores, que fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido rapidamente. Uma das ambulâncias entrou no gramado. O jogador foi imobilizado, retirado do estádio e levado para o Albert Einstein.
Rafinha, Michel Araújo e Calleri, jogadores do São Paulo, além do técnico Luís Zubeldía, estiveram no hospital para visitá-lo. O ex-zagueiro Diego Lugano também esteve no local para visitar familiares de Izquierdo e representantes do Nacional.
Izquierdo faleceu “em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”, de acordo com informações fornecidas através de boletins médicos.
Leia na íntegra a carta publicada pelo Nacional agradecendo ao São Paulo
Carta publicada pelo Nacional em agradecimento ao São Paulo