Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Adversário da vez, São Paulo marcou início e ‘recomeço’ do Cruzeiro na temporada

Equipes se enfrentam pela terceira vez no ano neste sábado (30), às 21h (de Brasília), no Mineirão, pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Cruzeiro já enfrentou o São Paulo duas vezes na temporada

Cruzeiro e São Paulo se enfrentam neste sábado (21), às 21h (de Brasília), no Mineirão, pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Será o terceiro duelo entre os clubes neste ano.

Os outros dois encontros foram em momentos marcantes para o time celeste na temporada.

Estreia nos Estados Unidos

Raposa e Tricolor Paulista se encontraram na estreia de 2025. Os times mediram forças na primeira rodada da FC Series, no Inter&Co Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos.

O amistoso terminou empatado por 1 a 1, com gols de Matheus Pereira e Luciano. A partida teve ritmo preparatório, com diversos testes de ambos os lados.

O Cruzeiro ainda era treinado por Fernando Diniz e promoveu, naquele dia, as aguardadas estreias de Gabigol e Dudu.

Em um cenário completamente distinto do atual, a equipe foi a campo com Cássio (Léo Aragão), William (Fagner), Fabrício Bruno (Jonathan Jesus), João Marcelo (Lucas Villalba) e Marlon; Lucas Romero (Walace e Peralta); Matheus Henrique (Lucas Silva), Eduardo (Bolasie), Matheus Pereira (Christian); Dudu (Marquinhos) e Gabigol (Tevis).

Eduardo em ação na partida entre Cruzeiro e São Paulo

Retomada com Leonardo Jardim

O atual Cruzeiro que a torcida conhece e se orgulha foi “inaugurado” justamente contra o São Paulo. No dia 13 de abril, após um início complicado, Leonardo Jardim mudou radicalmente, barrou Dudu e Gabigol e escalou um time diferente.

A Raposa entrou em campo no MorumBis com caras novas que estavam em baixa: Christian, Kaio Jorge, Lucas Silva, Fagner eLucas Villalba.

Mais competitiva e tática, a equipe apresentou um futebol melhor que nas partidas anteriores e empatou por 1 a 1. Relembre a escalação:

Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace), Christian (Dudu) e Matheus Pereira (Eduardo); Kaio Jorge (Lautaro Díaz) e Wanderson (Marquinhos).

Desde então, o Cruzeiro “virou a chave” e engatou sequências de vitórias e boas atuações. Foram 28 jogos, com quatro derrotas, oito empates e 16 triunfos.

Disputa de bola no embate entre São Paulo e Cruzeiro no MorumBis

Cruzeiro x São Paulo

O Cruzeiro ocupa a terceira posição da Série A do Campeonato Brasileiro, com 41 pontos, e precisa vencer para seguir a perseguição a Palmeiras e Flamengo. Em bom momento, o São Paulo tem 32 e está em sétimo.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.