O
Segundo o dirigente, os ganhos maiores devem vir apenas a partir de 2030, quando começará um novo ciclo de negociações coletivas dentro da LFU.
“O Atlético hoje tem um contrato com a Globo, que já foi negociado. O clube respeitará esse acordo de 2025 a 2029. A partir de 2030, dentro da negociação coletiva com a LFU, esperamos que os direitos de transmissão sejam bem maiores do que são hoje”, afirmou Muzzi.
Fortalecimento a longo prazo
O dirigente destacou que, embora o contrato atual impeça ganhos imediatos, a adesão à LFU fortalece o clube estrategicamente no longo prazo. Segundo ele, a união dos clubes na nova liga pode gerar novas propriedades comerciais e mais valor agregado às futuras negociações de mídia.
“Desde já podemos interagir com os clubes da LFU para que novas propriedades e novos valores sejam criados. Essa junção ganha força a cada dia”, disse.
Muzzi também explicou que o acordo da LFU é estruturado como um “condomínio”, com validade de 2025 a 2074, do qual o Atlético passa a fazer parte.
“Esse é um contrato de adesão a um condomínio que vai de 2025 a 2074. O Atlético já tem seu direito de televisão comercializado, assim como os outros 33 clubes da LFU. É assim que funciona”, completou.
Veja comunicado completo do Atlético
“O Clube Atlético Mineiro anuncia sua decisão de retornar à Liga Forte União (LFU), com o objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil.
Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo moderno, sustentável e com os clubes no centro das decisões estratégicas.
O futuro retorno à LFU reflete a convicção de que os clubes da mesma competição são interdependentes e que a cooperação é essencial para fortalecer o futebol brasileiro.
O Galo entende que a LFU oferece a estrutura sólida para que esse modelo se concretize, combinando governança consistente, união de ideais, visão de longo prazo, incentivos à cooperação saudável e processos profissionais, em linha com as melhores práticas dos principais mercados esportivos do mundo.
A LFU é uma associação que reúne 33 clubes brasileiros, sendo 11 da Série A, com o propósito de modernizar a estrutura e a governança do futebol nacional.
Criada em 2022, a associação representa um movimento sólido e coordenado de alguns dos principais clubes do país na promoção de melhorias no futebol profissional, em busca de maior sustentabilidade financeira, transparência e equilíbrio competitivo.
Estruturada sob um modelo de governança profissional, a LFU firmou, em 2023, um acordo de investimento de longo prazo, assegurando previsibilidade de receitas e autonomia para seus membros.
O Atlético dará esse passo para somar, liderar pelo exemplo e contribuir para uma liga unificada que promova equilíbrio competitivo, crescimento dos clubes e sustentabilidade financeira.
O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes.
A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de uma série de condições precedentes e obtenção das aprovações necessárias”.