O movimento Raiz 1908, formado por um grupo de amigos atleticanos, organiza uma festa na porta da Cidade do Galo nesta quarta-feira (10) para apoiar o Atlético antes do clássico decisivo contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil. O confronto será na quinta (11), no Mineirão com presença apenas de torcedores do time celeste.
Três integrantes do movimento pegaram mais de 600 km de estrada, de carro, para ir até uma fábrica de objetos pirotécnicos, localizada no Norte de Minas, e buscar o material que será utilizado na festa.
O apoio da torcida, marcada para às 20h, contará com:
- 300 sinalizadores
- 200 piscas
- 4 candelas de 740 tiros
- 1 girandola de 3.600 cores
- 2 girandolas de 720 tiros
Na véspera do clássico de ida das quartas de final da Copa do Brasil,
Na ocasião, os torcedores presentes entoaram cânticos de motivação ao Atlético e provocação ao rival, após o elenco alvinegro já ter feito o seu último treino antes de encarar o maior rival.
Movimento Raiz 1908
Torcida do Atlético na Arena MRV
O Movimento Raiz 1908 nasceu no X (antigo Twitter) no ano passado com um grupo de amigos atleticanos, que tiveram a ideia de fomentar a festa “raiz” da torcida do Atlético, com sinalizadores e fogos.
A primeira ação do movimento foi na partida entre Atlético e San Lorenzo-ARG, em agosto de 2024, pela Copa Libertadores. Sinalizadores foram acesos nas arquibancadas da Arena MRV na ocasião.
Depois, o movimento realizou várias festas e, ainda, fizeram uma vaquinha para levar torcedores atleticanos ao Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na final da Libertadores de 2024, disputada entre Atlético e Botafogo. Mais de 50 ingressos foram doados a pessoas que não tinham condições de arcar com o preço dos tickets.
Hoje, o Raiz 1908 segue com o mesmo ideal, que vai na contramão do que o movimento vê como a “elitização” do futebol, que afasta o clube da torcida.
Cruzeiro x Atlético
Cruzeiro e Atlético voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Gigante da Pampulha. Como