O
O elenco trabalhou em dois períodos nesse domingo (7), com atividades em campo, além de trabalhos de academia. O zagueiro Lyanco foi a principal novidade: em fase final de recuperação de lesão muscular na coxa esquerda, o defensor iniciou a transição e voltou a treinar com bola ao lado do grupo.
A presença do jogador na lista de relacionados para o clássico ainda depende da evolução ao longo da semana.
Retorno de Alonso
Outra novidade é o retorno de Junior Alonso. O paraguaio se reapresenta após defender a seleção de seu país nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Suspenso no empate com o Equador, o zagueiro voltou a Belo Horizonte na noite desse domingo e será integrado aos treinos.
Além deles, o Atlético segue monitorando outros nomes que estão em processo de recuperação ou em compromissos com suas seleções. Ruan Tressoldi mantém recondicionamento físico, enquanto Ivan Román (Chile) e Alan Franco (Equador) só retornam após a última rodada das Eliminatórias.
No departamento médico, continuam: Saravia (perna direita), Patrick (coluna) e Caio Maia (joelho direito).
Sampaoli retoma discurso ofensivo
Apresentado oficialmente no último sábado (6), Sampaoli volta ao Atlético cinco anos depois de sua primeira passagem, em 2020. Na época, destacou o jogo ofensivo como prioridade — e o desafio agora é semelhante. O ataque atleticano é o quinto pior do Campeonato Brasileiro, com apenas 20 gols em 22 rodadas, e não balança as redes há três partidas.
Desde o retorno do calendário após o Mundial de Clubes, o Galo marcou apenas 12 gols em 15 jogos, sendo a maioria em lances de bola parada ou erros adversários. A seca ofensiva preocupa e torna o clássico contra o Cruzeiro ainda mais desafiador.
Torcida busca recuperação da autoestima
Além da necessidade esportiva, a chegada de Sampaoli também representa um ‘resgate emocional’ para o torcedor. Em 2024, o Atlético perdeu as finais da Libertadores e da Copa do Brasil, além de ser derrotado pelo rival na Arena MRV na Copa do Brasil. A pressão por reação é grande, e a classificação diante do Cruzeiro seria um passo importante para recuperar confiança e autoestima.
O Galo volta a treinar nesta segunda, novamente em dois períodos, na Cidade do Galo. Até quinta-feira, Sampaoli terá ao menos quatro sessões para definir a escalação e ajustar a equipe que precisa dar uma resposta imediata em campo.