Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

À espera de Lyanco, Atlético inicia semana de decisão na Copa do Brasil

Possível retorno de dupla de zaga titular movimenta preparação para clássico pela Copa do Brasil

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético

O Atlético inicia nesta segunda-feira (8) uma das semanas mais importantes da temporada. O time de Jorge Sampaoli se prepara para o duelo decisivo contra o Cruzeiro, na quinta-feira (11), no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Mineirão. Derrotado por 2 a 0 no confronto de ida, na Arena MRV, o Galo precisa vencer por dois gols de diferença para levar a disputa para os pênaltis.

O elenco trabalhou em dois períodos nesse domingo (7), com atividades em campo, além de trabalhos de academia. O zagueiro Lyanco foi a principal novidade: em fase final de recuperação de lesão muscular na coxa esquerda, o defensor iniciou a transição e voltou a treinar com bola ao lado do grupo.

A presença do jogador na lista de relacionados para o clássico ainda depende da evolução ao longo da semana.

Retorno de Alonso

Outra novidade é o retorno de Junior Alonso. O paraguaio se reapresenta após defender a seleção de seu país nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Suspenso no empate com o Equador, o zagueiro voltou a Belo Horizonte na noite desse domingo e será integrado aos treinos.

Além deles, o Atlético segue monitorando outros nomes que estão em processo de recuperação ou em compromissos com suas seleções. Ruan Tressoldi mantém recondicionamento físico, enquanto Ivan Román (Chile) e Alan Franco (Equador) só retornam após a última rodada das Eliminatórias.

No departamento médico, continuam: Saravia (perna direita), Patrick (coluna) e Caio Maia (joelho direito).

Sampaoli retoma discurso ofensivo

Apresentado oficialmente no último sábado (6), Sampaoli volta ao Atlético cinco anos depois de sua primeira passagem, em 2020. Na época, destacou o jogo ofensivo como prioridade — e o desafio agora é semelhante. O ataque atleticano é o quinto pior do Campeonato Brasileiro, com apenas 20 gols em 22 rodadas, e não balança as redes há três partidas.

Desde o retorno do calendário após o Mundial de Clubes, o Galo marcou apenas 12 gols em 15 jogos, sendo a maioria em lances de bola parada ou erros adversários. A seca ofensiva preocupa e torna o clássico contra o Cruzeiro ainda mais desafiador.

Torcida busca recuperação da autoestima

Além da necessidade esportiva, a chegada de Sampaoli também representa um ‘resgate emocional’ para o torcedor. Em 2024, o Atlético perdeu as finais da Libertadores e da Copa do Brasil, além de ser derrotado pelo rival na Arena MRV na Copa do Brasil. A pressão por reação é grande, e a classificação diante do Cruzeiro seria um passo importante para recuperar confiança e autoestima.

O Galo volta a treinar nesta segunda, novamente em dois períodos, na Cidade do Galo. Até quinta-feira, Sampaoli terá ao menos quatro sessões para definir a escalação e ajustar a equipe que precisa dar uma resposta imediata em campo.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.