Jorge Sampaoli será apresentado oficialmente como novo treinador do Atlético na manhã deste sábado (6), na Arena MRV. O argentino de 65 anos retornou ao clube cinco anos depois da primeira passagem e com missões parecidas com as de quando estreou no
Na apresentação de 9 de março de 2020, o treinador destacou a a implementação de um jogo ofensivo e propositivo.
“Eu diria só com uma palavra: ataque. Para mim, ataque é o sonho, ainda mais para essa equipe que está um pouco golpeada, temerosa”, disse Sampaoli na oportunidade.
Em 2025, o Atlético precisa exatamente de melhorar seu ataque, que atualmente é o quinto pior do Campeonato Brasileiro, com 20 gols marcados em 22 rodadas. O Galo, inclusive, não marcou nas últimas três partidas, em que perdeu para São Paulo, Cruzeiro e Vitória.
Desde a volta do calendário após o Mundial de Clubes, o Atlético marcou apenas 12 gols em 15 jogos, sendo quatro de bola parada, um em erro de saída de bola adversária dentro da área e outro com arremate de Gustavo Scarpa de fora da área logo após cobrança de falta.
Outro ponto citado naquela apresentação de Sampaoli foi a reconstrução do time após temporadas de insucesso.
“Eu me desafio para me direcionar à diretoria e ao torcedor, porque o Atlético vem muito golpeado nos últimos tempos, mas tem que levantar a cabeça e saber que o jogador tem que respeitar essa camiseta. O Mineiro é um grande do futebol brasileiro. Se estivermos à altura, o processo caminhará", afirmou na ocasião.
Atualmente, o torcedor atleticano também está machucado, muito pelas derrotas nas finais da Copa do Brasil e Libertadores de 2024. Além disso, a derrota para o Cruzeiro na Arena MRV no último dia 27 de agosto, também desapontou os atleticanos.
A contratação de Sampaoli, inclusive, foi um apelo de boa parte da torcida, visando não apenas a melhora no desempenho esportivo, mas também na recuperação da autoestima.
Sampaoli no Atlético
Sampaoli substituirá Cuca, que deixou o clube na última sexta-feira (29), e assinou até o fim de 2027. O clube chegou a ter o argentino como fora da lista de prioridades e encaminhou o acerto com o compatriota Martín Anselmi, ex-Porto-POR. Contudo,
Com o argentino, também trabalharão no Galo o preparador físico Pablo Fernández, junto do filho, Marcos Fernandez, Diogo Meschine, auxiliar técnico, e Gabriel Andreatta, braço-direito de Sampaoli.
Jorge Sampaoli comandou o Galo em 44 jogos, de março de 2020 a fevereiro de 2021. Foram 26 vitórias, 8 empates e 10 derrotas. O aproveitamento foi de de 64,44%. Nesse período, conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e, terceiro lugar no Brasileiro, garantiu a classificação para a Libertadores do ano seguinte.